Melbourne (Austrália) – Por muito pouco Venus Williams não conseguiu sua primeira vitória em Grand Slam desde 2021. De volta à chave principal do Australian Open depois de cinco anos, a ex-número 1 do mundo fez um duelo equilibrado contra a sérvia Olga Danilovic, 69ª do ranking, e chegou a liderar o último set por 4/0. Mas a falta de ritmo da norte-americana e a maior solidez da sérvia fizeram a diferença no resultado final e Danilovic avançou com parciais de 6/7 (5-7), 6/3 e 6/4.
“Desde que entrei em quadra eu tentei pensar nesse momento, porque jogar contra a Venus Williams não acontece todo dia”, disse Danilovic, na entrevista em quadra. “Eu estava um pouco nervosa e quando ela fez 4/0 no último set, eu pensei: ‘Apenas jogue’. Tentei manter a cabeça erguida e ser agressiva. Estou muito feliz por ter vencido e foi um prazer jogar contra uma lenda como ela. Entendo que a maioria estava torcendo por ela, mas o ambiente do estádio estava incrível e também vi muitas bandeiras sérvias. E isso me ajudou muito”.
Aos 45 anos, Venus se tornou a mulher mais velha a competir na chave principal do Australian Open, superando o recorde anteriormente detido pela japonesa Kimiko Date, que tinha 44 anos quando perdeu na primeira rodada do torneio em 2015. A vencedora de sete títulos de Grand Slam participou pela primeira vez do torneio há 28 anos, em 1998. Ela já foi finalista em 2003 e 2017, superada pela irmã, Serena Williams, em ambas as ocasiões.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Convidada para esta edição, a norte-americana conviveu com lesões e doenças autoimunes que a afastaram das competições por mais de um ano, antes de um retorno ao circuito em agosto. Com o calendário de competições ainda muito restrito no ano passado, a veterana conta que tentou compensar a falta de ritmo com uma rotina intensa de treinamentos durante três meses. Ela ainda não conseguiu vitórias na temporada, tendo atuado também nos WTA 250 de Auckland e Hobart.
Danilovic Does It! 🇷🇸
Olga Danilovic overcomes Venus Williams 6-7(5) 6-3 6-4 in a thrilling encounter on JCA 👏@wwos • @espn • @tntsports • @wowowtennis • #AO26 pic.twitter.com/EEFqz1RX3b
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 18, 2026
Nos momentos em que conseguiu manter o saque e se impor desde a primeira bola com a potência de seus golpes, Venus equilibrava as ações com Danilovic, mas a instabilidade nos games de serviço a partir do segundo set e os muitos erros não-forçados permitiram à sérvia assumir o controle nos momentos decisivos e terminar a partida vencendo seis games seguidos. Na saída de quadra, a ex-número 1 do mundo foi bastante aplaudida pelo público, que valorizou seu esforço.
Danilovic pode enfrentar mais uma norte-americana. Ela espera a vencedora da partida entre Coco Gauff, número 3 do mundo, e a uzbeque Kamilla Rakhimova, que se enfrentam neste domingo às 21h30 (de Brasília). A sérvia de 24 anos chegou às oitavas de final na edição passada do Australian Open, igualando sua melhor campanha em Grand Slam. Ela faz sua terceira aparição na chave principal em Melbourne.













Assistir a Venus ao vivo na quadra foi incrível, o jogo foi eletrizante, e o resultado final foi uma pena!
Mas sobretudo foi um show!
Se ela pegasse a Bia teria vencido
Mas apesar da derrota ela jogou bem,45 anos e dando trabalho pras top 70
Pelo menos tem justificativa por ter 45 anos. Pior e a sr Bia.