Budapeste (Hungria) – Depois de vencer seus dois primeiros torneios da WTA na temporada, o 250 de Hua Hin no piso duro e o 500 de Bad Homburg na grama, a jovem russa de 20 anos Diana Shnaider será a principal cabeça de chave do 250 de Budapeste, em quadras de saibro.
Atual número 30 do mundo, Shnaider estreia contra a húngara Fanny Stollar. Se vencer, a russa pode enfrentar outra jogadora da casa, Timea Babos, ou uma tenista vinda do quali. No mesmo quadrante ainda está a japonesa Moyuka Uchijima, cabeça 7, que estreia contra uma jogadora vinda da fase prévia. Se vencer, pode encarar a sérvia Olga Danilovic ou a anfitriã Anna Bondar.
A chinesa Xiyu Wang, canhota de 23 anos e 53ª do ranking, é a terceira cabeça de chave e enfrenta a romena Anca Todoni. Se vencer, pode enfrentar a eslovaca Rebecca Sramkova. Seu quadrante ainda tem a argentina Nadia Podoroska, cabeça 6, que enfrenta a alemã Eva Lys. A vencedora pode enfrentar a também germânica Tamara Korpatsch ou a norte-americana Bernarda Pera, campeã em 2022.
Tomova é cabeça 2, Timofeeva é atual campeã
A búlgara Viktoriya Tomova, 48ª do ranking, é a segunda favorita e estreia contra a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich. Ela pode enfrentar nas oitavas a russa Maria Timofeeva, atual campeã do torneio, que enfrenta uma tenista vinda do quali. O quadrante ainda tem a francesa Varvara Gracheva, cabeça 8, que joga contra a holandesa Suzan Lamens.
Já a espanhola Sara Sorribes é a quarta cabeça de chave, e aguarda a definição do quali. Caso confirme o favoritismo na estreia, pode enfrentar a russa Kamilla Rakhimova ou a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova. Já a polonesa Magdalena Frech é cabeça 5 e enfrenta a russa Elina Avanesyan. Se vencer, pode jogar contra a espanhola Rebeka Masarova ou a húngara Natalia Szabanin.
Entre tantas russas, com destaque para a “francesa” Gracheva, sobressai a ex-futura armênia Avanesyan. Será que melou a troca de nacionalidade?