Vekic busca virada e disputa sua primeira semi de Grand Slam

Foto: Jimmie48/WTA

Londres (Inglaterra) – Pela terceira vez nas quartas de final de Grand Slam, a primeira em Wimbledon, a croata Donna Vekic enfim conseguiu superar esta barreira em um dos quatro principais torneios do circuito. Ela teve que lutar muito para acabar com a festa da quali neozelandesa Lulu Sun, que saiu na frente e levou a virada, caindo com o placar final de 5/7, 6/4 e 6/1, depois de 2h08 de confronto.

Com a vitória, Vekic se tornou a segunda mulher croata a chegar às semifinais de Wimbledon, a primeira desde Mirjana Lucic, 25 anos atrás. Agora, ela terá pela frente uma top 20 em seu caminho rumo a uma final inédita, enfrentando a vencedora do embate entre a italiana Jasmine Paolini (7ª no ranking) e a norte-americana Emma Navarro (19ª colocada).

Quadrifinalista juvenil de simples 12 anos atrás, Vekic volta a brilhar em Wimbledon, onde nunca tinha passado das oitavas, com sua melhor campanha até então em 2018. Com 43 aparições em Grand Slam, ela é a quinta tenista que mais precisou jogar até alcançar uma semifinal deste porte, atrás de Barbora Strycova (53), Anastasia Pavlyuchenkova (52),Elena Likhovtseva (46) e Roberta Vinci (44).

Equilíbrio nas primeiras parciais

Atual 123 do mundo, Sun buscava se tornar apenas a segunda tenista vinda do quali a chegar em uma semi no All England Club e ela até começou surpreendendo Vekic, levando o primeiro set. Depois de salvar três break-points no quarto game, o mais longo e disputado da parcial, e perder um no sétimo, a neozelandesa bateu o saque da croata no 11º e em seguida confirmou para abrir 1 a 0.

O segundo set foi das sacadoras até o sétimo game, sem um break-point sequer disputado. A partir de então foram três quebras seguidas, duas para Vekic, que poderia ter fechado a parcial no nono game, mas perdeu um set-point e o serviço, mas na sequência voltou a anotar um break para cima de Sun e deixou tudo igual no placar.

Domínio da croata na reta final

Ex-top 20 e cinco anos mais experiente do que a rival, Vekic cresceu no terceiro e decisivo set, começando com tudo. Ela venceu os 13 primeiros pontos da disputa, anotou duas quebras seguidas e abriu 5/0 de cara. Sun evitou o “pneu” e voltou a confirmar o saque, no sexto game, mas não fez mais do que isso. Em seguida, a croata venceu de zero com o saque e garantiu a virada.

Vekic terminou a partida com cinco bolas vencedoras a mais (32 a 27) e apenas um erro não forçado também a mais (26 a 25). Seu desempenho com o saque foi superior, vencendo 74% dos pontos contra 59% de Sun e levando a melhor nos aces (11 a 10). Além disso, a croata se mostrou muito bem junto à rede, com 91% de aproveitamento.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.