Nova York (EUA) – A final feminina do torneio juvenil do US Open será entre a sueca Lea Nilsson e a belga Jeline Vandromme. Elas venceram duas cabeças de chave britânicas nesta sexta-feira e vão decidir o título no sábado.
Vandromme, de 17 anos e 21ª do ranking juvenil, eliminou a britânica Hannah Klugman, quinta colocada e cabeça 2 do torneio, com parciais de 6/3 e 6/2. Ela tenta repetir o feito da compatriota Kirsten Flipkens, campeã juvenil em Nova York em 2003.
A belga já está em transição para o circuito profissional e ocupa o 495º lugar na WTA com quatro títulos no ano em torneios da Federação Internacional. E até mesmo Klugman, de apenas 16 anos, já considera a hipótese de ter disputado seu último torneio como juvenil.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A também finalista Lea Nilsson faz uma incrível desde o quali e já tem sete vitórias seguidas em Nova York. Vinda de uma vitória expressiva nas oitavas contra a norte-americana Julieta Pareja, principal cabeça de chave, a sueca também eliminou a britânica Mika Stojsavljevic, campeã da edição passada por 0/6, 6/1 e 6/1.
Nilsson, de 17 anos e 82ª do ranking, tenta ser a primeira menina sueca a vencer o US Open juvenil. No masculino, a galeria de campeões tem os nomes de Per Hjertquist, Thomas Hogstedt e Stefan Edberg.