Paris (França) – A busca de Stefanos Tsitsipas por uma vaga no ATP Finals continua na importante semana do Masters 1000 de Paris. O grego estreou com vitória em três sets nas quadras duras e cobertas da capital francesa, superando nesta segunda-feira o lucky-loser espanhol Roberto Carballes Baena por 4/6, 6/3 e 6/3 em 1h59 de partida. Esta foi sua centésima vitória em torneios Masters 1000.
Tsitsipas iniciou a semana na 12ª posição da corrida para o Finals de Turim e precisa de uma boa campanha para chegar ao top 8. O grego já esteve em cinco edições do torneio entre os melhores da temporada e já conquistou a competição uma vez, em 2019.
Muito mais agressivo em quadra, Tsitsipas fez mais que o dobro de winners que seu adversário, 36 a 15. Mas depois de ter perdido o primeiro set com apenas uma quebra, o grego reagiu e conseguiu duas quebras na segunda parcial e mais duas no set decisivo. E até o final do jogo, cedeu apenas mais um game de serviço. Seu próximo rival em Paris será o chileno Alejandro Tabilo, que venceu o português Nuno Borges por 6/3, 6/7 (5-7) e 6/3.
🤑 CENTURY MARK 🤑@steftsitsipas defeats Carballes Baena 4-6 6-3 6-3 for his 100th career Masters 1000 victory (100-52). #RolexParisMasters pic.twitter.com/NnsK5Q6Auh
— Tennis TV (@TennisTV) October 28, 2024
Boa rodada para os franceses
Outro cabeça de chave a vencer na rodada foi o francês Ugo Humbert, canhoto de 26 anos e 18º do ranking, que derrotou o norte-americano Brandon Nakashima por 6/3, 4/6 e 6/4. Ele enfrenta mais um tenista dos Estados Unidos, Marcos Giron, que veio do quali e venceu o jovem chinês Juncheng Shang em dois tiebreaks, duplo 7/6 (8-6).
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já o também anfitrião Adrian Mannarino, canhoto de 36 anos e 58º do ranking, eliminou o norte-americano Tommy Paul, número 12 do mundo, com parciais de 6/3 e 7/5. Seu próximo rival pode ser outro francês, o ex-top 10 Richard Gasquet, ou o lucky-loser belga Zizou Bergs.
Em mais um avanço francês na rodada, o convidado Arthur Rinderknech havia perdido o primeiro set para o tcheco Tomas Machac por 6/7 (3-7), mas liderava o segundo por 5/3, quando o rival se retirou da partida. Ele agora espera o vencedor entre o norte-americano Alex Michelsen e o polonês Hubert Hurkacz.
Fognini cai na estreia, Fokina abandona
Entre os tenistas vindos do quali, o italiano Fabio Fognini perdeu na estreia para o cazaque Alexander Bublik por duplo 7/5. Bublik pode enfrentar o dinamarquês Holger Rune ou o italiano Matteo Arnaldi. Já o espanhol Alejandro Davidovich Fokina sequer entrou em quadra e deu a vaga na chave ao sérvio Miomir Kecmanovic, que entrou de lucky-loser e venceu o argentino Sebastian Baez por 6/4, 6/7 (6-8) e 7/5. Kecmanovic pode enfrentar o também argentino Mariano Navone ou o australiano Alex de Minaur.
Não existe a mínima chance de o grego se classificar pra esse finals. Ele vem apresentando um tênis muito mixuruca
Só classifica se for campeão, então tarefa difícil para ele.
Exato, esse era meu ponto. Num ano que não fez absolutamente nada fora do saibro, é muito esperançosa a matéria
Classificará se for campeão
O ano está muito difícil para o grego que teve muitos resultados ruins, portanto a sua carreira está em dúvida, sinceramente espero que recupere o seu tênis.