Atenas (Grécia) – O domingo de Copa Davis não foi bom para Stefanos Tsitsipas. O número 5 do mundo foi escalado para as partidas de simples e duplas no confronto contra a Eslováquia pelo Grupo Mundial I da competição e sofreu duas derrotas. Com isso, a Grécia perdeu o confronto por 3 a 1 e perde a chance de disputar o qualificatório mundial do ano que vem.
Depois de uma vitória para cada lado no sábado, os irmãos Stefanos e Petros Tsitsipas perderam o jogo de duplas para Lukas Klein e Igor Zelenay por 6/3, 6/7 (5-7) e 6/3 em 2h18 de partida.
Logo na sequência, o principal tenista grego enfrentou o canhoto Alex Molcan, 113º do ranking, e fez outro jogo muito longo. Ele ficou em quadra por 3h06 e perdeu em casa com parciais de 7/6 (8-6), 4/6 e 6/3. Molcan, de 25 anos, conseguiu apenas a segunda vitória contra top 10 na carreira.
A stadium for the Gods 🏛️
The first ever stadium to host the modern @Olympics opening and closing ceremonies in 1896…
Now hosting the #DavisCup 🇬🇷
📸: Studio Kominis pic.twitter.com/njaOqp64jY
— Davis Cup (@DavisCup) September 17, 2023
Com o resultado, a Eslováquia disputará o Qualificatório Mundial da Davis em 2024, mesma fase que terá a presença do Brasil, que venceu a Dinamarca por 3 a 1 fora de casa. Já a Grécia disputará o playoff de permanência no Grupo I no início do ano que vem.
Mais seleções europeias classificadas
Entre outras equipes europeias classificadas para o Qualificatório Mundial de 2024 estão Alemanha, Cazaquistão, Hungria, Bélgica e Portugal. Os alemães venceram a Bósnia e Herzegovina por 4 a 0, os cazaques superaram a Bulgária por 3 a 1 fora de casa, os húngaros recebram a Turquia e fizeram 4 a 0. Já os portugueses fizeram 3 a 1 contra a Áustria. Já a Romênia perdeu em casa para Taiwan por 3 a 1.