Dubai (Emirados Árabes) – Sem alcançar uma final desde o vice-campeonato em Barcelona, o grego Stefanos Tsitsipas quebrou seu jejum de finais nesta semana no ATP 500 de Dubai. Cabeça de chave número 4 no torneio, ele garantiu seu lugar na decisão nesta sexta-feira ao derrotar o holandês Tallon Griekspoor na segunda semifinal do dia, triunfando com duplo 6/4 anotado em 1h23 de jogo.
Voltando a uma final depois de 10 meses, Tsitsipas chega pela 30ª vez na carreira em uma decisão de ATP, somando 11 títulos e 19 vices. Seu oponente na partida que define o campeão em Dubai, no sábado às 12h (de Brasília), será o canadense Félix Auger-Aliassime, contra quem já jogou nove vezes, venceu seis e perdeu três.
O duelo entre o grego e o holandês, responsável pela eliminação de Daniil Medvedev na rodada anterior, foi definido entre o final do primeiro set e o começo do segundo, em um intervalo de cinco games, no qual Tsitsipas anotou as duas quebras que definiram sua vitória. A primeira delas veio no nono game, sacando em seguida para fechar a parcial inicial e abrir 1 a 0 no placar.
Ele precisou de apenas três games no segundo set para tomar a dianteira, marcando 3/1 logo na sequência ao confirmar o serviço de zero. Gostou então ao quarto favorito na competição administrar a vantagem até o final para garantir um lugar na decisão.
Tsitsipas foi muito firme com o saque, teve 80% de aproveitamento e perdeu apenas 10 pontos em seus games de serviço, tanto que não enfrentou um break-point sequer durante toda a partida. Do outro lado, Griekspoor terminou o jogo com 65% de aproveitamento e anotou seis aces, um a menos do que os sete do algoz.
Bom torneio do Tsitsipas. 30º final de ATP, tentará o 12º título, 6º no hard. Se vencer a final, volta ao TOP10
Admiro muito os dois, quase um antagonismo de personalidade. Mas o tenis que eles praticam me encanta tbm.