Jeddah (Arábia Saudita) – Na disputa pela última vaga entre nas semifinais do Next Gen ATP Finals, o norte-americano Learner Tien eliminou o francês Arthur Fils, principal cabeça de chave e número 20 do mundo, com parciais de 4/2, 4/2, 3/4 (4-7) e 4/3 (7-5).
Canhoto de 19 anos e atual 122º do ranking, Tien marcou sua primeira vitória contra um top 20 e ficou com a segunda vaga do Grupo Azul em Jeddah. Ele terá um duelo norte-americano contra Alex Michelsen, segundo cabeça de chave e número 41 do mundo. Os dois compatriotas também são grandes amigos do circuito.
“Treinamos juntos para o Next Gen nas últimas quatro semanas e tinha a sensação de que jogaríamos um contra o outro em algum momento do torneio”, disse Tien na entevista em quadra. O jogo foi acompanhado de perto por Michelsen.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A outra semifinal terá participação brasileira, com João Fonseca enfrentando o francês Luca Van Assche. O carioca de 18 anos e 145º do ranking venceu seus dois primeiros jogos na fase de grupos, contra Tien e Fils, e se classificou antecipadamente para a semifinal. Adversário de Fonseca no sábado, Van Assche está com 20 anos e ocupa o 128º lugar da ATP, mas já chegou a ser 63º do mundo no ano passado.
Tien stuns the top seed 🙌
The 19-year-old defeats Fils to secure his spot in the semi-final!#NextGenATPFinals pic.twitter.com/T7cZQpaypO
— Tennis TV (@TennisTV) December 20, 2024
Fils irreconhecível pior participação em Next Gen de um top 20 da História. Tudo para ser um novo Kyrgios sem qq paciência.
O Fils nasceu em 2004, fez 20 anos neste ano e tem muito tempo para corrigir os erros e evoluir. Em quantidade de jogos é possível que o Fils esteja perto dos números do Kyrgios na carreira.
Ele não queria estar aí. Ele já é top 20, não teve sentido ele jogar com vontade esse evento. Jogou obrigado, fazendo testes como ele mesmo disse e saiu fora assim que possível.
Verdade. Não queria estar ali. Era visível sua displicência e cara de enfado. E pagando mico perdendo para os 5a series, dois anos mais novos Tien e Fonseca. Precisa mudar a regra. Acho também que tem que incluir o fator idade e também ranking. Vamos considerar que o atleta já pontuou mais de 1000 pontos (estaria fora). Só a idade acho ridículo. Fils e Mensik pelo que já conquistaram não poderia participar. Da mesma forma o Fonseca ano que vem vai estar com seus 1000 pontos por aí. Não é pra participar ano que vem. Vai estar muito mais potente como atleta. Ganharia dos 18(2025) até 21 anos(2026). Ganharia 4 anos como next gen?.