Tiafoe levanta a torcida, elimina Popyrin e volta às quartas

Andrew Ong/USTA

Nova York (EUA) – Pelo terceiro ano consecutivo, Frances Tiafoe disputará as quartas de final do US Open. E o norte-americano de 26 anos e atual 20º do ranking terá a chance de repetir a semifinal alcançada há duas temporadas. Com muito apoio da torcida no Arthur Ashe Stadium, Tiafoe superou neste domingo o australiano Alexei Popyrin, 28º do ranking, com parciais de 6/4, 7/6 (7-3), 2/6 e 6/3 em 3h02 de partida.

A chegada até as quartas em Nova York também ratifica o bom momento de Tiafoe nos torneios que jogou em casa durante o verão americano. Ele foi semifinalista em Washington e chegou também à sua primeira final de Masters 1000 em Cincinnati. Popyrin também vinha em bom momento, conquistou recentemente seu primeiro Masters em Montréal, e eliminou na terceira rodada o tetracampeão e número 2 do mundo Novak Djokovic.

Tiafoe enfrenta na próxima rodada o búlgaro Grigor Dimitrov, veterano de 33 anos e número 9 do mundo, que mais cedo venceu uma batalha de cinco sets contra o russo Andrey Rublev. Dimitrov lidera o histórico de confrontos por 3 a 1 e também levou a melhor no duelo mais recente, ano passado, em Wimbledon. A única vitória do norte-americano foi no Australian Open de 2019.

Chance do fim do jejum norte-americano

Do mesmo lado da chave, outro norte-americano nas quartas é Taylor Fritz, que enfrenta o alemão Alexander Zverev. Outro tenista casa que continua no torneio é Tommy Paul, adversário do italiano e número 1 do mundo Jannik Sinner nesta segunda-feira pelas oitavas de final.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Diferente do que acontece no circuito feminino, em que jogadoras como Serena Williams, Sloane Stephens e Coco Gauff foram campeãs nos últimos anos, existe um jejum entre os homens desde a conquista de Andy Roddick em 2003.

Tiafoe muito sólido nos dois primeiros sets

Nos dois primeiros sets, Tiafoe foi muito sólido nos ralis de fundo e cometeu apenas sete erros não-forçados, três no set inicial e mais quatro no segundo. E embora tenha escapado de um 15-40 ainda no começo do jogo, o tenista da casa não teve mais o saque ameaçado até o fim do primeiro set e aproveitou sua chance de quebra para sair na frente.

Popyrin começou melhor no segundo set, conseguiu uma quebra cedo para abrir 4/1 e chegou a liderar por 5/2. Sacando para fechar, o australiano perdeu três set-points, um deles com winner de devolução de Tiafoe com um backhand na paralela. Foi a deixa para que o norte-americano recuperasse o domínio na partida e vencesse o tiebreak.

Em vantagem no placar, o tenista da casa baixou um pouco a intensidade no terceiro set e cometeu mais erros não-forçados. Popyrin conseguiu duas quebras e reverteu um 0-40 em seu saque, nos únicos break-points que enfrentou na parcial. Já no quarto set, Tiafoe voltou a sacar bem e a confirmar seus games de forma bastante tranquila. Ele conseguiu a única quebra da parcial após uma dupla falta do australiano e fez 4/2. Sacando para o jogo, o norte-americano ainda salvou um break-point e fechou o jogo.

6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
João Sawao ando
João Sawao ando
9 dias atrás

O Alexei foi fogo de palha

Ricardo
Ricardo
9 dias atrás
Responder para  João Sawao ando

Normal. É isso o que diferencia os grandes campeões: a capacidade de se manter no mais alto nível por muito tempo.

DIDIER
DIDIER
9 dias atrás

TIAFOE visivilmente mais magro, jogando um belo teni. torcendo por ele.

Fabio
Fabio
9 dias atrás

Acho que esse jogo mostrou que foi mesmo o Novak que jogou muito mal contra o australiano.

Ma Long
Ma Long
9 dias atrás
Responder para  Fabio

Ele vem jogando muito mal desde o começo do ano.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
8 dias atrás
Responder para  Ma Long

Exceto quando varreu Alcaraz sem piedade nas Olimpíadas e ficou com a medalha de OURO cravada no peito.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.