Tênis homenageia os 90 anos do professor Antônio Marques

Antonio Marques (Foto: Acervo MTB)

Porto Alegre (RS) – O tênis gaúcho e brasileiro prestará uma pequena homenagem na noite desta quarta-feira a um dos mais importantes personagens do esporte, que trabalhou e vivenciou por décadas as diferentes gerações de jogadores do país.

O fisicultor e massagista Antônio Carlos Correa Marques está completando 90 anos. Destes, esteve 28 anos coordenando o tênis da Associação Leopoldina Juvenil, período em que colaborou também com a Federação Gaúcha e Confederação Brasileira. Ele atuou na Copa Davis, em Sul-americanos, Pan-americanos, Banana Bowl e etapas do Circuito Cosat.

O professor Marques, como é conhecido, atuou Sport Club Internacional no início da sua carreira, após se formar em Educação Física na UFRGS e se especializar como massagista. Também foi professor da rede estadual gaúcha, especialmente no Colégio Protásio Alves, e durante longos anos foi supervisor do Parque José Montaury, um dos locais pioneiros do Brasil a ter quadras públicas de tênis, localizado no belo bairro Moinhos de Vento, além de cuidar das quadras públicas na Redenção e na Avenida Farrapos. Com seu jeito diplomático e maneiroso, cativou diferentes gerações de tenistas.

Um dos maiores e mais antigos amigos do professor Marques é Thomaz Koch, que o conheceu na campanha da Copa Davis de 1966, em que o Brasil superou os Estados Unidos e fez a final internacional com a Índia. Mais tarde, Koch tomou a atitude então pioneira no circuito profissional de levar seu próprio fisicultor para a temporada nos EUA, algo que fez um tremendo sucesso. “Ele foi umas das pessoas mais importantes da minha carreira”, garante Koch.

Os irmãos Luiz Fernando e Thomaz Koch com Marques

Koch vem diretamente do Rio para esta homenagem e a ele se juntam Walmor Elias, professor de literatura e jornalista de tênis, outro amigo da década de 1960, já que Walmor foi nada menos que aluno de Marques do quarto e quinto anos do antigo primário no Dom Bosco. Mais tarde, Walmor presidiria a Federação regional e a CBT. Hoje, criou e preside o Memorial Tênis Brasileiro, (MTB).

Os tenistas e amigos do professor Marques se reunirão às 18 horas no Bar Fermata 29, ao lado da Igreja Santa Terezinha, na Redenção, e participarão de um coquetel.

Subscribe
Notificar
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Eloy Souza
Eloy Souza
11 meses atrás

Sensacional a homenagem ao Marques, sempre cordial com todos os juvenis mesmo que não fossem gaúchos!!! Um nome de peso do tênis nacional!!!

Leandro Elias
Leandro Elias
11 meses atrás

Um querido amigo e professor !!! Pique 1 foiiiiiiiiiii( frase dele ) um bj nesse coração gigante , queria muito estar aí hj ! Bj magrinho

Ennio Moreira
Ennio Moreira
11 meses atrás

Grande Marquini.Sao tantas lembranças e momentos inesquecíveis que tivemos a honra de conviver com esta pessoa e profissional incrível.
Magrinho ,parabéns,muitas felicidades e muita saúde.
Um abraço

Paulo A.
Paulo A.
11 meses atrás

Os irmãos Koch são gêmeos?

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.