Porto Alegre (RS) – O tênis gaúcho e brasileiro prestará uma pequena homenagem na noite desta quarta-feira a um dos mais importantes personagens do esporte, que trabalhou e vivenciou por décadas as diferentes gerações de jogadores do país.
O fisicultor e massagista Antônio Carlos Correa Marques está completando 90 anos. Destes, esteve 28 anos coordenando o tênis da Associação Leopoldina Juvenil, período em que colaborou também com a Federação Gaúcha e Confederação Brasileira. Ele atuou na Copa Davis, em Sul-americanos, Pan-americanos, Banana Bowl e etapas do Circuito Cosat.
O professor Marques, como é conhecido, atuou Sport Club Internacional no início da sua carreira, após se formar em Educação Física na UFRGS e se especializar como massagista. Também foi professor da rede estadual gaúcha, especialmente no Colégio Protásio Alves, e durante longos anos foi supervisor do Parque José Montaury, um dos locais pioneiros do Brasil a ter quadras públicas de tênis, localizado no belo bairro Moinhos de Vento, além de cuidar das quadras públicas na Redenção e na Avenida Farrapos. Com seu jeito diplomático e maneiroso, cativou diferentes gerações de tenistas.
Um dos maiores e mais antigos amigos do professor Marques é Thomaz Koch, que o conheceu na campanha da Copa Davis de 1966, em que o Brasil superou os Estados Unidos e fez a final internacional com a Índia. Mais tarde, Koch tomou a atitude então pioneira no circuito profissional de levar seu próprio fisicultor para a temporada nos EUA, algo que fez um tremendo sucesso. “Ele foi umas das pessoas mais importantes da minha carreira”, garante Koch.
Koch vem diretamente do Rio para esta homenagem e a ele se juntam Walmor Elias, professor de literatura e jornalista de tênis, outro amigo da década de 1960, já que Walmor foi nada menos que aluno de Marques do quarto e quinto anos do antigo primário no Dom Bosco. Mais tarde, Walmor presidiria a Federação regional e a CBT. Hoje, criou e preside o Memorial Tênis Brasileiro, (MTB).
Os tenistas e amigos do professor Marques se reunirão às 18 horas no Bar Fermata 29, ao lado da Igreja Santa Terezinha, na Redenção, e participarão de um coquetel.
Sensacional a homenagem ao Marques, sempre cordial com todos os juvenis mesmo que não fossem gaúchos!!! Um nome de peso do tênis nacional!!!
Um querido amigo e professor !!! Pique 1 foiiiiiiiiiii( frase dele ) um bj nesse coração gigante , queria muito estar aí hj ! Bj magrinho
Grande Marquini.Sao tantas lembranças e momentos inesquecíveis que tivemos a honra de conviver com esta pessoa e profissional incrível.
Magrinho ,parabéns,muitas felicidades e muita saúde.
Um abraço
Os irmãos Koch são gêmeos?