PLACAR

Tchecas decidem o título do juvenil em Roland Garros

Laura Samson (Foto: Daniel Kopatsch/ITF)

Paris (França) – Pela terceira vez nos últimos quatro anos, o título do torneio juvenil de Roland Garros será de uma jogadora tcheca. Depois das conquistas de Linda Noskova em 2021 e de Lucie Havlickova em 2022, duas jogadoras do país disputarão a final neste sábado. A campeã será decidida na final entre Tereza Valentova, de 17 anos, e Laura Samson, de 16. As duas tchecas são parceiras de treinos, mas se enfrentaram só uma vez no circuito da ITF, numa final em Praga no ano passado.

Valentova é a cabeça 12 do torneio e divide atenções entre os circuitos juvenil e profissional, ocupando atualmente o 337º lugar da WTA. Ela superou nesta sexta-feira a norte-americana de 16 anos Tyra Grant por 6/3 e 7/6 (7-1). Esta será a segunda final de Grand Slam juvenil para a tcheca, que já foi vice do US Open no ano passado. A tcheca ainda não perdeu nenhum set em Paris. E a segunda parcial contra Grant foi a única que chegou ao tiebreak.

“Eu não sabia que a Laura tinha vencido o jogo delas não havia terminado antes da minha semifinal”, disse Valentova, em entrevista ao site da ITF. “Será uma partida muito boa, eu acho. E também é bom para a República Tcheca ter duas jogadoras numa final de Grand Slam e estou feliz com isso”.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A outra semifinal foi muito mais equilibrada, com Laura Samson vencendo a norte-americana de apenas 14 anos Kristina Penickova por 6/3, 5/7 e 6/4. Algoz da brasileira Nauhany Silva ainda na estreia, a tcheca ainda tem dedicação exclusiva ao circuito juvenil e disputou a Billie Jean King Cup Júnior.

“Honestamente, não vou mudar minha abordagem. Ela é apenas mais uma adversária”, disse Samson. “Acho incrível que viemos do mesmo clube e cheguemos à final juntos. Vou tentar jogar a final como se fosse apenas mais uma partida e focar apenas nisso. Essa é a abordagem tcheca. Vou me concentrar apenas no jogo”.

Na final de duplas, Valentonva também está na final, ao lado da eslovaca Renata Jamrichova, campeã do Australian Open em janeiro. Elas enfrentam na decisão as norte-americanas Tyra Grant e Iva Jovic.

4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Evandro
Evandro
10 dias atrás

As gêmeas Anikka e Kristina Penickova também têm origem tcheca. Deve ser a água que se bebe lá, só pode.

Evandro
Evandro
10 dias atrás

Além dessas, ainda tem as irmãs Fruhvirtova, a Bejlek, a Salkova e outras tantas, todas de 19 anos para baixo. E top 150!

João Sawao ando
João Sawao ando
10 dias atrás
Responder para  Evandro

A escola tcheka produz muitas tenistas

trackback

[…] (França) – Na primeira final juvenil totalmente tcheca na história dos Grand Slam, Tereza Valentova levou a melhor sobre a compatriota Laura Samson e […]

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Alcaraz e Murray: treino entre campeões em Queen's

Os melhores lances da campeã Boulter na grama de Nottingham

PUBLICIDADE