Cincinnati (EUA) – A polonesa Iga Swiatek avançou pela terceira vez consecutiva para as quartas de final do WTA 1000 de Cincinnati ao derrotar a romena Sorana Cirstea por 6/4 e 6/3, depois de 1h35 de confronto.
Iga segue firme em busca de uma final inédita no torneio, um dos três únicos eventos WTA 1000 do calendário atual que ainda não conseguiu o feito. Ela enfrentará em seguida a vencedora do duelo tusso entre Ekaterina Alexandrova e Anna Kalinskaya
Terceira favorita na competição, a polonesa foi semifinalista nos últimos dois anos em Cincinnati, perdendo para a norte-americana Coco Gauff em 2023 e para a bielorrussa Aryna Sabalenka no ano passado.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A vitória desta quarta-feira foi a quinta de Swiatek sobre Cirstea em cinco duelos, faturando 10 sets consecutivos contra a romena, que levou a melhor no set inicial do primeiro embate entre elas, no Australian Open de 2022, mas depois perdeu todos os seguintes.
Locked in 🔐@iga_swiatek books her place in the quarterfinals with a 6-4, 6-3 win over Cirstea.#CincyTennis pic.twitter.com/xoy0khygQ2
— wta (@WTA) August 13, 2025
Logo de cara a polonesa tratou de tomar as rédeas do placar, anotando uma quebra já no primeiro game. Depois de abrir 2/0, ela administrou bem a vantagem e ainda teve chance de ampliá-la, mas perdeu dois break-points no sétimo game. O forehand com muito spin da polonesa era bastante efetivo contra e experiente romena de 35 anos, que também se mostrava descontente com a marcações eletrônicas das linhas.
Depois de fechar o primeiro set, Iga começou o segundo da mesma forma, conquistando nova quebra no game inicial. Só que desta vez Cirstea reagiu e devolveu o break em seguida. Contudo, a romena voltou a perder o serviço no terceiro.
Swiatek chegou a ampliar a vantagem para 4/1 e saque, mas a romena conseguiu devolver a quebra em seguida e ficou apenas com uma atrás. A polonesa se manteve firme e ainda bateu o saque de Cirstea uma vez mais no último game da partida. Iga fez 24 winners contra 9 e cometeu 33 erros contra 27.