Rouen (França) – O WTA 250 de Rouen, disputado sobre o saibro coberto francês, conheceu as duas primeiras semifinalistas da edição 2024. Na partida que abriu a programação desta sexta-feira a norte-americana Sloane Stephens não teve trabalho para derrotar a chinesa Yue Yuan e marcou um duplo 6/2 em apenas 1h09.
Disputando pela primeira vez na carreira o torneio, a campeã do US Open de 2017 aguarda agora pela vencedora do duelo entre a romena Elena Ruse e a francesa Caroline Garcia, segunda principal favorita ao título. A ex-número 3 do ranking e atual 39ª colocada está subindo provisoriamente duas posições e pode chegar ao 34º posto se for à final. Em caso de título, alcançaria no máximo o 32º lugar, dependendo de uma eliminação da ucraniana Anhelina Kalinina, que também está nas quartas em Rouen.
Já Yue Yuan, que é hoje a 38º melhor jogadora do mundo, está ultrapassando duas concorrentes e superando seu recorde pessoal, o 37º posto do mês passado. Aos 25 anos, ela tem um único título na elite do circuito, conquistado no WTA 250 de Austin nesta temporada.
No Sloane down 🏃♀️💨@SloaneStephens races past Yuan in Rouen to reach her first semifinal on Tour since Rabat last year.#OpenRouen pic.twitter.com/a3YJfyye0x
— wta (@WTA) April 19, 2024
Linette tenta primeiro título em quatro anos
Na parte de baixo da chave, a primeira classificada para a semifinal em Rouen é a polonesa Magda Linette, que bateu a holandesa Arantxa Rus por 7/6 (11-9) e 6/1 em 2h09 de confronto. A jogadora de 32 anos espera por quem avançar entre a ucraniana Anhelina Kalinina, terceira pré-classificada do torneio, e a jovem russa Mirra Andreeva, de apenas 16 anos e quinta principal inscrita.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Esta será a primeira semifinal de Linette desde setembro do ano passado, quando foi vice-campeã do WTA 250 de Guangzhou. Ela possui dois títulos na carreira, sendo o mais recente em fevereiro de 2020, em Hua Hin. De lá pra cá, disputou mais duas finais e três semis, tendo como resultado mais expressivo a campanha entre as quatro melhores do Australian Open em 2023.
Ex-top 20, a polonesa ocupa atualmente a 60ª posição e pode voltar à faixa das 50 primeiras se for finalista. Com o título, subiria no máximo para o 45º lugar. Quem já garantiu sua volta ao top 50 é Arantxa Rus, que saltará do 53º para o 47º posto, mas pode ser ultrapassada ainda pela própria Linette. Sua melhor marca foi a 41ª colocação em agosto de 2023.
Muita simpatia a Sloane !!