Guadalajara (México) – Atual campeã de duplas no WTA 1000 de Guadalajara e de volta ao top 10 no ranking da modalidade, Luísa Stefani foi eliminada na estreia da competição. Stefani e a mexicana Giuliana Olmos foram superadas pelas russas Veronika Kudermetova e Anastasia Potapova por 6/4, 3/6 e 10-7.
Stefani e Olmos eram as cabeças 5 em Guadalajara. No ano passado, a brasileira foi campeã ao lado da australiana Storm Hunter. Já a dupla russa pode enfrentar a romena Monica Niculescu ou a parceria norte-americana de Lauren Davis e Robin Montgomery.
Paulista de 26 anos, Luísa Stefani é a número 10 no ranking entre as especialistas em duplas da WTA. Ela e Olmos seguem para Tóquio. E na sequência, Stefani jogará dois torneios na China, em parceria nacional com a carioca Ingrid Martins no WTA 1000 de Pequim e no WTA 500 de Zhengzhou. Ingrid também está na chave em Guadalajara, ao lado da norte-americana Angela Kulikov.
O início de partida foi difícil para Stefani e Olmos, que sofreram duas quebras e saíram perdendo por 5/1. Elas salvaram dois set-points e reduziram a diferença para 5/4, mas a vatangem construída pela dupla russa permitiu que Kudermetova e Potapova sacassem mais uma vez para o set. A melhora de desempenho no fim do primeiro set se refletiu também no início da segunda parcial. Stefani e Olmos quebraram logo cedo e saíram vencendo por 3/0 e não enfrentaram break-points.
A definição ficou para o match-tiebreak, que teve domínio das russas desde o começo. Kudermetova e Potapova venceram sete pontos seguidos e abriram grande vantagem. Stefani e Olmos chegaram a diminuir a diferença que era de 7 a 0 para 8 a 7. Mas mesmo com toda a reação na reta final da partida, a dupla russa conseguiu fechar em três sets.