Turim (Itália) – Pelo segundo ano consecutivo, Jannik Sinner disputará em casa a decisão do ATP Finals em Turim. Superado por Novak Djokovic na decisão em 2023, o italiano chega para disputa do título na atual temporada com muito mais experiência. Ao longo deste ano, ele conquistou seus dois primeiros títulos de Grand Slam e chegou ao topo do ranking, posição que irá manter até o fim do ano. Sinner enfrenta o norte-americano Taylor Fritz neste domingo, a partir das 14h (de Brasília).
Outra semelhança em relação ao ano passado é que Sinner havia vencido Djokovic durante a fase de grupos e reencontrou o sérvio na final. O cenário se repete com relação a Fritz. O número 1 do mundo ainda não perdeu nenhum set nesta edição do Finals e lidera o histórico de confrontos por 3 a 1, com destaque também para a decisão do US Open.
“É uma posição muito parecida com a que eu estava no ano passado, porque já nos enfrentamos na fase de grupos”, disse Sinner em sua coletiva de imprensa no último sábado. “Do ano passado para agora, sinto que tenho mais experiência e evoluí como jogador. Espero que seja um bom dia depois de uma semana muito positiva e um ano muito positivo. Eu apenas tento jogar o melhor que posso amanhã”.
Vitória tranquila sobre Ruud na semifinal
A vaga na final veio com uma tranquila vitória sobre Casper Ruud, sétimo do ranking, por 6/1 e 6/2 na semifinal do último sábado. O italiano escapou dos dois break-points que enfrentou na partida e conseguiu quebrar quatro vezes o serviço de Ruud, duas em cada set. Ele liderou com folga a estatística de winners por 23 a 10 e cometeu apenas 9 erros não-forçados contra 14 do rival.
“Senti que estava devolvendo bem nos primeiros games de cada set. E então, quando conseguia uma quebra, tentei estar muito concentrado nos games de serviço. Procurei manter a intensidade em todos os golpes e estou muito feliz com o desempenho e por estar na final novamente”.
Na final do ano passado djokovic começou com vantagem,chegou com pensamentos e postura diferente pois quase não passou da fase de grupos,fritz depois que perdeu recentemente deve jogar mais solto,vamos ver se vai ser o suficiente para ganhar o título.
Dá nem pra comparar ano passado com agora! O adversário tinha outro peso e Jannik não tava jogando com a confiança atual! Queria ver o Alcaraz ao invés do Fritz, mas tô torcendo pro americano manter o nível da semi, aí será um jogo legal
Alguns não querem entender isso. Alcaraz e Sinner cresceram juntos, subiram o sarrafo. Os demais tenistas não têm condição de jogar de igual para igual com eles no momento.