Melbourne (Austrália) – A série de 29 sets consecutivos vencidos acabou para o número 1 do mundo Jannik Sinner, mas o atual campeão teve tempo de sobra para reagir diante do desconhecido Tristan Schoolkate, convidado local que é apenas 173º do ranking, e avançou para a terceira rodada do Australian Open com o placar de 4/6, 6/4, 6/1 e 6/3.
O italiano não perdia um set desde que o argentino Tomas Etcheverry ganhou a primeira parcial contra ele na segunda rodada do Masters 1000 de Xangai. Desde então, Sinner já soma 16 vitórias consecutivas no circuito, com títulos em Xangai, ATP Finals e Copa Davis. O atual campeão não perde para um adversário australiano há 20 jogos, desde a queda para James Duckworth em Montréal de 2021 e também ganhou todos os 15 jogos que fez contra jogadores que atuaram em Slam dentro de sua casa.
Seu adversário de sábado será o norte-americano Marcos Giron, 46º do mundo no momento, que venceu uma dura partida de cinco sets contra o mesmo Etcheverry, anotando as parciais de 7/5, 3/6, 7/5, 3/7 e 6/2, após 4h04 de esforço. Houve apenas um confronto entre Sinner e Giron, com vitória do italiano por 7/6 e 6/2, em Xangai de 2023.
Aos 31 anos, Giron atinge a terceira rodada de um Slam pela terceira vez na carreira, repetindo Roland Garros de 2021 e 2023. Em Melbourne, ele jamais havia vencido uma partida sequer em cinco tentativas anteriores.
29 and out ❌
Tristan Schoolkate becomes the first player to take a set off Sinner since Tomás Etcheverry on October 2nd, 2024 – 106 days ago!🤯@wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AusOpen • #AO2025 pic.twitter.com/K6mNzl8EsX
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 16, 2025
Australiano faz bom primeiro set
Schoolkate se mostrou muito consistente ao longo dos dois primeiros sets da partida contra Sinner. Embora tenha tido dois games duros de serviço, ele sequer ofereceu break-points no primeiro set. Melhor ainda, quebrou o número 1 de zero para fechar a série, em que arriscou mais (10 winner contra 6 e 13 erros diante de 8).
A situação seguia o mesmo padrão ao longo do segundo set. O australiano manteve dois games de serviço muito longos, mas sem permitir break-points, até que começaram os erros no sétimo game. Sinner aproveitou a chance para enfim quebrar e tomar as rédeas da partida, vendo o adversário alternar altos e baixos cada vez mais frequentes.
Ainda assim, apoiado pelo público, Schoolkate continuou brigando pelos games, chegando a salvar seis break-points no 3/1 do quarto set. O cabeça 1 fechou a partida com 40 winners, sendo 14 aces.
Rune derruba Berrettini em quatro sets
A rodada em Melbourne, que também contou com as vitórias de Lorenzo Sonego sobre João Fonseca e de Jasmine Paolini contra a mexicana Renata Zarazua na chave feminina, só não foi perfeita para o tênis italiano porque Matteo Berrettini foi eliminado pelo dinamarquês Holger Rune por 7/6 (7-3), 2/6, 6/3 e 7/6 (7-5). Rune, que marcou sua quarta vitória em cinco jogos contra o rival, enfrenta o sérvio Miomir Kecmanovic.
Já o jovem norte-americano de 20 anos Alex Michelsen venceu o convidado local James McCabe por 7/5, 6/3 e 7/6 (7-4). Michelsen agora enfrenta o russo Karen Khachanov.
Muito sólido.
Favorito ao AOPEN 2025 , Sr Paulinho rs. Abs !
Quando o Sinner joga quase 3 (três) horas com adversário fraco e ainda perde um set é superação e muito sólido. Vai entender.
No primeiro set dançou em quadra!
Djokovic quando perdeu um set já começaram a dizer que não era mais favorito por isso, agora o Sinner perde um set e continua favorito. Isso que a diferença de idade entre eles é 14 anos.