Londres (Inglaterra) – A indicação de Jannik Sinner para o prêmio Laureus de esportista do ano foi retirada nesta quinta-feira por causa da suspensão de três meses que o tenista número 1 do mundo sofreu por ter testado positivo por doping duas vezes há quase um ano.
O presidente da Academia Mundial de Esportes Laureus, Sean Fitzpatrick, disse em um comunicado que a suspensão do jogador italiano resultante de um acordo com a Agência Mundial Antidoping (Wada) motivou a decisão.
“Após discussões, a Laureus Academy decidiu que a indicação de Jannik Sinner para o prêmio de esportista do ano será retirada”, disse Fitzpatrick. “Acompanhamos este caso, as decisões dos órgãos globais relevantes e — embora observemos as circunstâncias atenuantes envolvidas — sentimos que a proibição de três meses torna a indicação inelegível. Jannik e sua equipe foram informados.”
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A Wada, que havia tentado banir o tricampeão de Grand Slam do esporte por pelo menos um ano, contestou uma decisão no ano passado da Agência Internacional de Integridade do Tênis de não suspender Sinner pelo que a ITIA julgou ser contaminação acidental de substância proibida em março passado.
A explicação de Sinner de que traços de clostebol em sua amostra de urina foram devido a uma massagem feita por um treinador que usou a substância após cortar o próprio dedo foi aceita. Com isso, o italiano de 23 anos não perderá nenhum torneio de Grand Slam.
No ano passado, Novak Djokovic ganhou o prêmio Laureus de esportista do ano de 2023 e a espanhola estrela do futebol Aitana Bonmatí foi escolhida como a melhor esportista.
Os indicados para os próximos prêmios serão anunciados em Madri na próxima segunda-feira.












Ué…
Pede pro presidente/padrinho da ATP buscar um jeitinho/acordinho por baixo dos panos que ele ganha…
Enquanto esse caboclo estiver no circuito vai existir a mancha da corrupção no tênis…
Devia ser punido como tantos casos semelhantes…
O mínimo a se fazer…
Normal, foi pego duas vezes no antidoping e se livrou da pena no jeitinho. DjokoGOAT foi garfado duas vezes nesse prêmio por muito menos; moralmente tem 7 Laureus com os de 2021 e 2022.
A mais pura verdade!
Por mais que se tente normalizar a situação do Sinner, a realidade fala mais alto.
Nunca no esporte (qualquer um) aconteceu algo parecido…
A Agência Mundial Antidopagem faz um acordo com um tenista comprovadamente culpado, para preservar o esporte (tênis) e seus financiadores (patrocinadores).
Caso tivesse feito valer aquilo que está escrito no seu código, Sinner seria suspenso por mais de um ano.
O Laureus é a realidade nua e crua, a festança para sua volta no Master Mil de Roma, pode não ser como todos esperam.
Ele tem um carimbo, em qualquer lugar que vá, será lembrado.
(Deveria ter lutado mais).