Turim (Itália) – Mais do que uma boa estreia e a primeira vitória nesta edição do ATP Finals, o triunfo de Jannik Sinner em sets direto sobre Alex de Minaur neste domingo também marcou o reencontro do número 1 do mundo com a torcida italiana. Afinal, o jogador acabou pulando o Masters 1000 de Roma, em maio, devido a um problema no quadril, e precisou esperar seis meses para voltar a atuar em seus país natal.
Ainda em quadra, o jogador de 23 anos falou sobre a emoção de jogar diante dos seus compatriotas, e pela primeira vez como líder do ranking. “Eu amo jogar em casa. É uma honra enorme para mim. Eu estava ansioso por isso. Eu não joguei em Roma, então esta foi minha primeira partida na Itália este ano. A recepção foi muito calorosa. Foi incrível”, celebrou.
FAN CAM 😁#NittoATPFinals pic.twitter.com/xcxtqgKsEw
— FITP (@federtennis) November 10, 2024
A estrela da casa também destacou o bom desempenho no duelo com De Minaur, contra quem tem 8 a 0 no confronto direto e venceu 18 dos 19 sets disputados. “Com certeza, foi uma partida boa, cometi alguns erros, mas no geral estou muito contente. Foi meu primeiro jogo em quatro semanas, a minha primeira partida na Itália no ano, e o público como sempre foi incrível. Não vejo a hora de voltar para a quadra, mas espero aumentar meu nível, pois o Taylor [Fritz] jogou muito bem hoje”, afirmou.
Entrega do troféu de número 1
Nesta segunda-feira, Jannik Sinner receberá da ATP o troféu de número 1 da temporada 2024, em cerimônia que tradicionalmente acontece durante (ou após) o último torneio do ano. Com a primeira colocação do ranking garantida ao italiano, o evento está marcado para acontecer antes da última partida do dia, por volta das 15h30 (horário de Brasília).
“Chegar ao topo do ranking é a maior conquista do nosso esporte. Apenas 29 jogadores tiveram o que é preciso para conquistar essa posição – não apenas um talento extraordinário, mas um nível de resiliência, autoconfiança e dedicação”, destacou Andrea Gaudenzi, presidente da ATP, que será o responsável por entregar o prêmio ao compatriota.