Basileia (Suíça) – Abrindo a rodada desta quinta-feira no ATP 500 da Basileia, o canadense Denis Shapovalov venceu seu segundo jogo na competição e será o próximo rival do carioca João Fonseca. Ele derrotou o francês Valentin Royer por 7/6 (7-3) e 6/2 e se garantiu nas quartas de final do torneio.
Atual número 23 do mundo, Shapovalov é o cabeça de chave 9 na competição e já soma 26 vitórias na temporada. Ele vai em busca da quinta semifinal no ano, tendo parado nesta fase em Estocolmo e Acapulco, conquistando os títulos em Los Cabos e Dallas. Ele enfrentará o brasileiro pela primeira vez.
Fonseca tem oito vitórias e nove derrotas contra canhotos em todos os níveis, sendo que seu principal triunfo contra um rival canhoto veio nesta temporada, batendo o então número 20 do mundo Ugo Humbert em Miami. No ano, ele venceu quatro dos sete embates que teve contra canhotos.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O carioca de 19 anos tem um retrospecto positivo contra rivais do top 50, vencendo 16 em 27 jogos, com destaque para a vitória sobre o russo Andrey Rublev, nono colocado no ranking na época, no Australian Open deste ano.
Com a campanha desta semana, Fonseca está momentaneamente igualando sua melhor marca, atingindo a 42ª posição no ranking. Uma nova vitória tem tudo para colocá-lo pela primeira vez no top 40, indo provavelmente para o 38º lugar.
Outro canadense que avançou no torneio foi Félix Auger-Aliassime, que bateu o croata Marin Cilic em dois tiebreaks, com 7/6 (7-2) em ambos. Ele espera agora pelo norte-americano Ben Shelton ou pelo espanhol Jaume Munar e o vencedor dessa partida pode cruzar com Fonseca na semi.
Parada duríssima para Shapovalov, rs , na torcida por João !!!!
Será um embate difícil. Mas, perfeitamente possível para Fonseca. Em mantendo o nível do último jogo, será vencedor.
Bora João.
Vai ser um duelo interessante. Shapovalov tem estilo franco atirador. No dia que está inspirado pode ganhar do n.1 do mundo, mas tem muitas osciliações e com a mesma facilidade pode perder do n. 100. Então Fonseca tem que ser solido, jogar duro, mas sem entrar na pilha de tentar compensar pancadaria com pura pancadaria, que é o jogo do canadense.
Bom jogo para o Fonseca avaliar seu nível atual de competitividade.
Vai ser jogo duro…mas se fosse fácil não tinha graça. Vamos “Seu Fonseca”, tamo junto.
Com Shelton fora, Fonseca tem grandes chances de chegar a final… vamos!!!
Se nenhum os dois estiverem inspirados, será um jogo top