Roma (Itália) – Disposta a recuperar a regularidade no alto nível do circuito, como já teve em temporadas recentes, Maria Sakkari estreou com vitória no quali para o WTA 1000 de Roma. A grega superou nesta segunda-feira a francesa Chloe Paquet por 4/6, 6/3 e 6/2. Em busca de vaga na chave principal, ela enfrenta a polonesa Maja Chwalinska.
Outra novidade para Sakkari nesta temporada de saibro na Europa é a volta do técnico britânico Tom Hill. Eles trabalharam juntos por seis anos, desde 2018 até de 2024 e retomam a parceria após 14 meses. E o primeiro resultado da dupla já foi positivo, com três vitórias no WTA 1000 de Madri, uma delas sobre a top 10 Jasmine Paolini e a queda apenas nas oitavas, diante de Elina Svitolina.
Ao longo da última temporada, Sakkari passou por várias trocas de treinador. Ela trabalhou com David Witt, Sergi Bruguera e, mais recentemente, Raemon Sluiter, que teve que encerrar a parceria de treinadores por motivos pessoais. Já Hill chegou a treinar a norte-americana Peyton Stearns. Ex-número 3 do mundo, a grega ocupa atualmente o 81º lugar do ranking aos 29 anos.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Sabemos o quanto confiamos um no outro. E acreditamos que nosso trabalho em conjunto é único”, disse Sakkari, durante o WTA 1000 de Madri. “Nosso relacionamento é único. Sinto que ele é um irmão para mim e acredita em mim como ninguém. Sinto que queremos as mesmas coisas, dentro e fora das quadras. Queremos que eu volte a ser quem eu era e conquiste mais coisas do que conquistei no passado. Vejo o Tom mais desenvolvido em tudo, o que me deixa muito feliz e animada. Acho que esse ano separados foi muito importante para nós”.
Adversária de Sakkari na rodada final do quali, Chwalinska venceu a ucraniana Yuliia Starodubtseva por 6/7 (6-8), 7/5 e 6/1. A canhota de 23 anos ocupa o 101º lugar no ranking mundial. Entre as principais favoritas do quali que estão na rodada final, a norte-americana Katie Volynets enfrenta a compatriota Varvara Lepchenko, enquanto Ajla Tomljanovic tem duelo australiano contra Olivia Gadecki. Além delas, a russa Anna Blinkova enfrenta a romena Anca Todoni, enquanto a australiana Maya Joint encara a suíça Viktorija Golubic.
Ela não está em um bom momento…Mas a volta com o técnico foi a melhor coisa…Fizeram parceira por vários anos…E a jogadora que ele estava treinando é medonha a tal de Stearns…Pode colocar o melhor técnico do mundo que não vai dar jeito nessa Stearns ela é sofrível…Melhor coisa que Sakkari e o treinador fizeram foi voltar com a parceria