Eastbourne (Inglaterra) – Depois de vencer seu primeiro jogo em quadras de grama pelo circuito da ATP, em Eastbourne, João Fonseca destacou os pontos positivos da atuação contra o belga Zizou Bergs nesta segunda-feira.
O carioca de 18 anos e número 1 do Brasil citou que foi importante trabalhar bem o início dos pontos, saques e devoluções, por conta das rápidas condições do torneio. O aspecto emocional do jogo também merece destaque, ainda mais por ter começado atrás no placar e porque o adversário vinha de um bom resultado na grama, a final do ATP 250 de ‘s-Hertogenbosch há oito dias.
“Foi uma partida muito difícil, contra um adversário duro e que já teve bons resultados na grama este ano. Então eu tive que focar muito no começo dos pontos, saque e devolução”, disse Fonseca após a vitória por 6/7 (8-10), 6/0 e 6/3 em 2h08 de partida nesta segunda-feira.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“O começo foi tenso para os dois lados, mas estávamos fazendo nossos games de saque. Tive algumas oportunidades, mas ele jogou melhor. O tiebreak poderia ter ido para qualquer lado, acabou indo para ele. Tive que me manter firme mentalmente e foi o que a gente fez”, avaliou o carioca, que chegou a vencer nove games seguidos.
First ATP Tour win on grass 🙌
Fonseca comes back from a set down to defeat Bergs 6-7 6-0 6-3 in Eastbourne!@the_LTA | #LexusEastbourneOpen pic.twitter.com/alYcrVPOl6
— ATP Tour (@atptour) June 23, 2025
“Vencer o segundo game do segundo set me deu uma confiança a mais. Ele começou a errar mais bolas fáceis e ficando mais nervoso. O jogo ficou mais para o meu lado. Então estou muito feliz com a forma como eu lidei com a partida. Ganhei nove games seguidos. No terceiro set, veio um pouco de nervosismo, mas consegui devolver a quebra e dominar a partida. Então o lado mental foi muito importante”, complementou o atual 57º do ranking.
Fonseca enfrenta nas oitavas o norte-americano Taylor Fritz, principal cabeça de chave e tricampeão do torneio. Diante do atual número 5 do mundo, o brasileiro busca sua segunda vitrória contra top 10 da carreira e a primeira sobre um top 5.
Acho que precisa corrigir. O João Fonseca é o número 1 do Brasil – e não do mundo.
Agradecemos a colaboração.
ainda não… mas o pessoal só tá profetizando
KKKKk, cada pérola que vemos aqui, number one, aonde?
Tem que remar muito meu caro, nem vou elencar o que ele precisa para ser o nº 01…
Jura? Olha, se você não viesse aqui gastar sua energia e me corrigir, eu jamais desconfiaria que ele tem de remar muito para chegar a número 1. Puxa, obrigado, porque sem você eu não iria supor que ele tem de evoluir. Achei que era só ele jogar e a gente torcer. Também agradeço seu parecer técnico e lamento você não se dispor a listar tudo o que ele precisa se aprimorar. Mas entendo, um ser tão sábio e superior feito você, na certa cobraria muito para dar as dicas ao Fonseca, né? É porque imagino que estejas passando sua sagrada sapiência para Alcaraz, não? Ainda assim, torço para Fonseca ser #1, #10, #20… e quem sabe com tua consultoria. Porque essa seriedade deve ser decorrente da genialidade e ter te levado ao Olimpo, imagine com o João ou qualquer outro mortal. Agora sério: falta mais senso de humor para 90% dos comentaristas e para 100% de tipos assim, que se acham donos da verdade. Conseguiram subir na vida (sabe-se lá se no esforço ou…) para poder pagar a prática do esporte e já se acham donos da verdade, com tanto narcisismo e tanta arrogância que precisam se sentir superiores até num comentário… pena!
Vc nunca errou? Comentário desnecessário. Ainda por cima, Fonseca é, sim, promessa de n. 1. Quando, não se sabe. Mas é muito bom termos um cara assim para torcer.
Também concordo que é candidato sim a. Número 1 pelo que já apresentou porém pra chegar lá todo esse talento tem que ser trabalhado. Ok? agora se falassem que o Mensik, tien, bublik poderia chegar a número 1 concordo que não chegaria. Visível as condições de cada um.
´É um spoiler.
João Fonseca jogando e aprendendo, indo passo a passo rumo ao próximo nível.
Alguém poderia informar Horario do Jogo do Johnny Bravo contra o Fritz na 4@ feira
kkk Jonhnie Bravo, não sabia
Dar para o João Fonseca ganhar do Fritz que basta acreditar que é possível, mas também o ranking do Fritz como top 5 é mentiroso porque ele não tem essa qualidade para esta lá porque é grosso, então espero que o joão acredite, quem sabe, possa passar amanhã.
O Fritz não tem muita paciência com troca de bolas. Se o Jony usar a cabeça, tem chances.
Sim, ainda mais porque o Fritz é grosso e tem dificuldade de variar o jogo.
O Blá…blá…blá, de sempre, e apenas manter a constância JF, apenas ser paciente nas trocas, agressivo na hora certa, e o saque , por mais que que seja bom, se afiado sempre, há incosntância as vezes….
E, ter o Plano B-c….
o dono da verdade ataca novamente… ego mais inflado que bexiga de aniversário!
hahahaha Muito boa essa, mas contra trolls nunca se deve aliviar.
Vou fazer uma previsão alta aqui. Para mim o Fonseca vai longe no próximo Wimbledon. Quarta de final. Ou mais. Apenas um palpite otimista, mas também baseado no que vem apresentando e crescendo no circuito o nosso Fonseca.
Também penso igual. João no estágio atual virou um torpedo errático. Pode machucar qualquer um, excluindo Sinner e Alcaraz. Djoko e todos os demais ele pode jogar por igual e vencer.
Vai depender muito do chaveamento. De todo modo, acho que a chance dele ir mais longe é no US Open.
Ta bom, vc tem direito a dar seu palpite. Só entenda que se por acaso ele perder na primeira ou segunda rodada isso não será sinônimo de fracasso. Será totalmente natural para uma primeira participação de Wimbledon de um garoto de 18 anos
Ainda acho que o desafio maior do João passa a ser jogar 5 sets onde ele ainda não está acostumado somando a inexperiência dele 18 anos e chegando agora entre os tops.
Torcer demais pro João, mas será um jogo duro. O Fritz é rodado já e um excelente sacador! Vamos ver.