Bogotá (Colômbia) – O experiente paulista Pedro Sakamoto será o representante brasileiro na final do challenger de Bogotá e disputará sua primeira final em torneios deste porte. Horas depois de ter vencido um duelo nacional contra o catarinense Mateo Reyes nas quartas, Sakamoto venceu mais um brasileiro e superou o jovem mineiro Pedro Rodrigues por 4/6 7/5 e 6/3 em 2h29 de partida nesta sexta-feira.
Atual 353º do mundo aos 31 anos, Sakamoto está somando 25 pontos na ATP pela campanha e subindo para o 315º lugar. Se for campeão, receberá 50 pontos e voltará ao top 300. Seu recorde pessoal é 271ª posição, alcançada em setembro do ano passado.
O adversário de Sakamoto na final deste sábado às 13h30 (de Brasília) será o norte-americano Patrick Kypson, 435º do ranking, que venceu o argentino Hernan Casanova por 3/6, 7/6 (7-4) e 7/5. O brasileiro venceu o único duelo anterior contra Kypson, disputado em Cali há duas temporadas.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já Rodrigues, de 19 anos e 858º do ranking, conseguiu cinco vitórias seguidas desde o quali, uma delas sobre o colombiano Nicolas Mejia, principal cabeça de chave, nas oitavas. A grande campanha em Bogotá rende 17 pontos na ATP para o tenista, que está saltando para o 692º lugar. O mineiro fez parte da equipe brasileira campeã da Davis Junior em 2022, ao lado de João Fonseca e Gustavo Almeida, e conseguiu suas primeiras vitórias em challenger nesta semana.
Em um primeiro set com cinco quebras de serviço, Rodrigues esteve por duas vezes à frente no placar. Ele permitiu o empate no oitavo game, mas recuperou a vantagem na sequência. O mineiro também abriu 3/1 no segundo set e esteve a dois games da vitória quando liderava por 4/3, mas Sakamoto conseguiu duas quebras de serviço no fim da parcial. O paulista também reagiu no set decisivo. Ele estava perdendo por 3/2 com quebra de serviço, mas venceu os últimos quatro games da partida.
Jogar desde o quali não é fácil. Pedrinho é mais jogador, tem mais recursos, mas cansou e perdeu pro japa. Que não tenha sido em vão e o Brasil leve esse caneco
Parabéns aos Pedros, melhor do que os Thiagos…..kkkk. A experiência venceu, mas o Rodrigues está de parabéns. Step-by-step e terá um futuro brilhante e sem os holofotes no início do colega JF. Vamos brazucas
Não Sakamoto, não,deu a vida pra ganhar do jovem promissor Pedro Rodrigues,o cara vai jogar 2 ou 3 torneios e já vai lesionar,foi assim a carreira dele toda e ficar um tempão parado, que coisa!!
Uma vaga que premia a carreira desse guerreiro e que pode ser coroada com o título, uma excelente campanha do jovem Pedro Rodrigues,a geração do Fonseca vêm forte, dá-lhe Brasil!!!
Que vacilo do Rodrigues. Era pra ter ganho esse jogo.
Mas parabéns pela campanha!
Sakamoto eliminou o embalado brasileiro de apenas 19 anos para perder a final, quando é pra ganhar não ganha kkkkk. Torci de mais para o Pedro, infelizmente perdeu por bobeira. Tava na mão a vitória, faz parte, tem futuro o garoto, pelo menos um top 100.
Parabéns para o Sakamoto! O jovem Rodrigues esteve perto da vitória no segundo set, mas aí pesou a experiência e o cansaço. Parabéns pra ele tb!