Bogotá (Colômbia) – O experiente paulista Pedro Sakamoto será o representante brasileiro na final do challenger de Bogotá e disputará sua primeira final em torneios deste porte. Horas depois de ter vencido um duelo nacional contra o catarinense Mateo Reyes nas quartas, Sakamoto venceu mais um brasileiro e superou o jovem mineiro Pedro Rodrigues por 4/6 7/5 e 6/3 em 2h29 de partida nesta sexta-feira.
Atual 353º do mundo aos 31 anos, Sakamoto está somando 25 pontos na ATP pela campanha e subindo para o 315º lugar. Se for campeão, receberá 50 pontos e voltará ao top 300. Seu recorde pessoal é 271ª posição, alcançada em setembro do ano passado.
O adversário de Sakamoto na final deste sábado às 13h30 (de Brasília) será o norte-americano Patrick Kypson, 435º do ranking, que venceu o argentino Hernan Casanova por 3/6, 7/6 (7-4) e 7/5. O brasileiro venceu o único duelo anterior contra Kypson, disputado em Cali há duas temporadas.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já Rodrigues, de 19 anos e 858º do ranking, conseguiu cinco vitórias seguidas desde o quali, uma delas sobre o colombiano Nicolas Mejia, principal cabeça de chave, nas oitavas. A grande campanha em Bogotá rende 17 pontos na ATP para o tenista, que está saltando para o 692º lugar. O mineiro fez parte da equipe brasileira campeã da Davis Junior em 2022, ao lado de João Fonseca e Gustavo Almeida, e conseguiu suas primeiras vitórias em challenger nesta semana.
Em um primeiro set com cinco quebras de serviço, Rodrigues esteve por duas vezes à frente no placar. Ele permitiu o empate no oitavo game, mas recuperou a vantagem na sequência. O mineiro também abriu 3/1 no segundo set e esteve a dois games da vitória quando liderava por 4/3, mas Sakamoto conseguiu duas quebras de serviço no fim da parcial. O paulista também reagiu no set decisivo. Ele estava perdendo por 3/2 com quebra de serviço, mas venceu os últimos quatro games da partida.
Jogar desde o quali não é fácil. Pedrinho é mais jogador, tem mais recursos, mas cansou e perdeu pro japa. Que não tenha sido em vão e o Brasil leve esse caneco
Parabéns aos Pedros, melhor do que os Thiagos…..kkkk. A experiência venceu, mas o Rodrigues está de parabéns. Step-by-step e terá um futuro brilhante e sem os holofotes no início do colega JF. Vamos brazucas
Não Sakamoto, não,deu a vida pra ganhar do jovem promissor Pedro Rodrigues,o cara vai jogar 2 ou 3 torneios e já vai lesionar,foi assim a carreira dele toda e ficar um tempão parado, que coisa!!
Uma vaga que premia a carreira desse guerreiro e que pode ser coroada com o título, uma excelente campanha do jovem Pedro Rodrigues,a geração do Fonseca vêm forte, dá-lhe Brasil!!!
Que vacilo do Rodrigues. Era pra ter ganho esse jogo.
Mas parabéns pela campanha!
Sakamoto eliminou o embalado brasileiro de apenas 19 anos para perder a final, quando é pra ganhar não ganha kkkkk. Torci de mais para o Pedro, infelizmente perdeu por bobeira. Tava na mão a vitória, faz parte, tem futuro o garoto, pelo menos um top 100.
Parabéns para o Sakamoto! O jovem Rodrigues esteve perto da vitória no segundo set, mas aí pesou a experiência e o cansaço. Parabéns pra ele tb!
Antes deste torneio eu tinha visto 2 jogos desse garoto no profissional. Vi que tinha pegada. Pensei vai longe. Aí demorou pra vir os resultados e agora taí. Vai evoluir bastante. Se vai ser top 100 ou top 200 não sei. Sei que vamos ter mais um ganhando Challengers ou quem sabe ATPs. Estávamos precisando mais jogadores pra dividir os títulos SulAméricanos. Argentinos e chilenos/peruanos estavam ganhando todas aqui no Brasil. Com certeza o Guto/Pedro Rodrigues/Bonini/Livas/Stock/Chabalgoity todos esses vão ganhar títulos SulAméricanos que antes só víamos os gringos ganharem. Bora lá.
Espero estar enganado mas, toda a pinta q o Sakamoto depois de se matar em quadra pra eliminar os 2 BRs mais jovens, vai bovinamente entregar o caneco pro americano sem maiores resistências.. espero sinceramente estar enganado mas seu histórico até aqui na carreira grita isso..
Seria uma pena. Acontece que mesmo que o jogador sinta arrebentado , ele vai querer ganhar até pelo fato do prêmio. Ele Nem taí se vai ter condições ou não pro próximo jogo.