Nova York (EUA) – Pelo terceiro ano consecutivo, Aryna Sabalenka disputará a final do US Open. Atual campeã do torneio e vice em 2023, a número 1 do mundo superou nesta quinta-feira a norte-americana Jessica Pegula por 4/6, 6/3 e 6/4 em 2h05 de partida.
Esta foi a oitava vitória de Sabalenka em dez jogos contra Pegula, que também haviam se enfrentado na final do ano passado em Nova York. A bielorrussa não perde para a norte-americana, número 4 do ranking, desde a fase de grupos do WTA Finals de 2023.
Aos 27 anos, Sabalenka chega à sua sétima final de Grand Slam da carreira e a terceira na temporada, depois de ter ficado com os vices na Austrália e Roland Garros. Ela busca seu quarto título em torneios desse nível, sempre no piso duro. Outro objetivo neste US Open é defender o título, o que não acontece na chave feminina em Nova York desde o tricampeonato de Serena Williams entre 2012 e 2014.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A adversária de Sabalenka na final pode ser a também anfitriã Amanda Anisimova, número 9 do mundo, ou a japonesa Naomi Osaka, 24ª do ranking e bicampeã do torneio. Ela tem apenas três vitórias em nove jogos contra Anisimova, que foi sua algoz na semifinal de Wimbledon, e perdeu o único jogo que fez contra Osaka.
Aryna keeps her title defense ALIVE 👑
Sabalenka prevails in a three-set showdown with Pegula to return to the US Open final! pic.twitter.com/jq8hepDUZ3
— US Open Tennis (@usopen) September 5, 2025
Já Pegula tentava alcançar sua segunda final de Grand Slam aos 31 anos. A norte-americana está perdendo três posições no ranking e caindo para o sétimo lugar da WTA. Ela foi a primeira jogadora a tirar um set de Sabalenka no torneio.
Jogo mais difícil para Sabalenka no US Open
Ainda que o início da partida tenha sido dominado pelas sacadoras, Pegula dependia muito dos pontos em que colocava o primeiro serviço em quadra e sofria maior pressão no segundo saque. Com isso, Sabalenka conseguiu uma quebra a chegou a liderar o set inicial por 4/2.
A reação de Pegula no fim do set veio jogando com paciência do fundo de quadra. A norte-americana soube variar e trazer Sabalenka para a rede, aplicando três ótimas passadas. Além disso, contou também com erros da número 1 do mundo na reta final do set para sair na frente. Sabalenka tinha 11 a 6 nos winners e cometeu 8 erros contra 3.
Aryna painting the lines 👩🎨 pic.twitter.com/9aAbWTfrVb
— US Open Tennis (@usopen) September 5, 2025
Sabalenka foi ao vestiário no intervalo entre os dois primeiros sets e voltou melhor para a segunda parcial. Ela conseguiu uma quebra logo cedo e saiu vencendo por 3/0. Desta vez, a bielorrussa foi confirmando seus games de serviço de forma mais tranquila e seguiu pressionando o saque de Pegula. O primeiro set-point foi perdido em um erro de devolução, mas a líder do ranking se manteve firme para vencer a parcial.
A atual campeã soube aproveitar seu melhor momento na partida. Ela quebrou no início do terceiro set e saiu vencendo por 2/0. Mas depois disso, Sabalenka sobreviveu a dois games longos no saque, salvou três break-points para fazer 4/2 e mais um break-point antes do 5/3. A um game da eliminação, Pegula manteve o saque com tranquilidade e passou a pressão para o outro lado. Em um game complicado, a bielorrussa fez um ace para chegar a seu primeiro match-point, mas a vitória só seria confirmada em sua terceira oportunidade.











A final que eu acredito está próxima: Sabalenka X Osaka.
Em 2025 a Sabalenka chegou na final do AO, Roland Garros e US Open e na semifinal de Wimbledon. Independentemente do resultado da final no próximo sábado, o nº 1 do ranking está em ótimas mãos e de forma muito merecida.
Jogo pegado. Muito bem disputado por ambas. Estão de parabéns.
Foi um bom jogo com variações técnicas de ambas, agora estou neste momento vendo Anisimova x Osaka que é um jogo terrível.
Vai continuar na gula a Pegula.
Jogo parelho e bem disputado, Pegula errou pouco, se defendeu bem.
Sabalenka foi Sabalenka, quando pressionada soltou o braço.
É, realmente foi um grande jogo com boas variações na medida do possível para o tênis feminino que não costuma acontecer isso, Sabalenka deu muita sorte porque a Pegula não soube aproveitar as suas chances no 3 set, e teve, na verdade ambas jogaram bem só que faltou a Pegula acreditar mais, pois ela jogou demais só faltou mais uma vez acreditar nela porque se fosse outra ali, com histórico bom contra Sabalaenka, talvez teria quebrado naquela hora com naquele 4×3 pró Sabalenka, no 3 set, que a Sabalenka estava apresentando nervosismo. Agora, nesse momento, estou vendo Anisimova x Osaka só pancadaria ,sem recurso técnico com vários erros não forçados , ou seja, o nível desse jogo esta abaixo comparado ao anterior,embora a Sabalenka tenha cometido bem mais erros não forçados do que Pegula, porém ambas usaram recursos técnicos diferente da atual segunda semifinal.
A final vai ser uma pancadaria só. Duas tenistas muito fortes fisicamente. Penso que a Sabalenka é a favorita. Mas a americana está jogando muito bem mesmo. O backhand da Aninsimova é fantástico. Sabalenka terá de jogar tudo o que sabe para levar este título.