Riad (Arábia Saudita) – Em seu segundo compromisso no WTA Finals, Aryna Sabalenka conseguiu mais uma vitória para garantir a classificação antecipada para a semifinal e também o primeiro lugar do Grupo Roxo em Riad. A número 1 do mundo superou nesta segunda-feira a italiana Jasmine Paolini, quarta colocada no ranking, por 6/3 e 7/5 em 1h30 de partida.
Sabalenka também fica a uma vitória de garantir a permanência na liderança do ranking até o final do ano. Basta que ela vença a já eliminada Elena Rybakina na próxima quarta-feira para que a bielorrussa não seja mais alcançada por Iga Swiatek em 2024, mesmo que a polonesa seja bicampeã do Finals. E se Swiatek perder para a norte-americana Coco Gauff nesta terça-feira, Sabalenka já confirma o número 1 da temporada.
Aos 26 anos, Sabalenka faz sua quarta aparição no Finals e ainda busca um título inédito. Sua melhor campanha foi o vice-campeonato em 2022, superada pela francesa Caroline Garcia na final. Já nas temporadas de 2021 e 2023, ela caiu na semifinal. A líder do ranking enfrentará na semifinal a segunda colocada do Grupo Laranja, que além de Swiatek e Gauff também tem a norte-americana Jessica Pegula e a tcheca Barbora Krejcikova.
The definition of a FIGHTER 😤😤😤😤
The World No.1 @SabalenkaA is the first player into the #WTAFinalsRiyadh semifinals after defeating Paolini 6-3, 7-5! pic.twitter.com/UhIi6NK45m
— wta (@WTA) November 4, 2024
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A segunda vaga do Grupo Roxo será definida na próxima quarta-feira, em um confronto direto entre Jasmine Paolini e a chinesa Qinwen Zheng. Ambas são estreantes no Finals, ganharam de Rybakina e perderam para Sabalenka nas duas primeiras rodadas. A vencedora avança à semifinal. Zheng lidera o histórico por 3 a 0, com direito a um duelo recente em Wuhan.
Início arrasado de partida e segundo set com oscilações
O começo de jogo não poderia ser melhor para Sabalenka, que conseguiu duas quebras e só perdeu um ponto em seus dois primeiros games de serviço para sair vencendo por 4/0. Ainda que ela tenha passado por um relaxamento natural e permitido que Paolini devolvesse uma das quebras, a vantagem construída no início foi suficiente para fehcar o primeiro set.
this girl is on FIRE! 🔥@SabalenkaA | #WTAFinalsRiyadh pic.twitter.com/Fmf5BTWF8o
— wta (@WTA) November 4, 2024
As oscilações foram mais frequentes no segundo set. Por mais que Sabalenka fosse a jogadora mais agressiva em quadra, Paolini soube esperar pelas oportunidades. Ela não se apressou para definir pontos quando tinha a chance e também contou com alguns erros da adversária. A italiana saiu vencendo por 2/0, mas Sabalenka retomou o controle e venceu quatro games seguidos.
Quando a bielorrussa estava muito próxima de fechar o jogo, a instabilidade no saque atrapalhou a bielorrussa, que teve o serviço quebrado com duas duplas faltas. Pouco depois, Paolini teve dois set-points, quando vencia por 5/4, mas Sabalenka conseguiu se salvar. Em um desses pontos, a italiana cometeu um erro com o backhand durante um longo rali. A número 1 do mundo sobreviveu a um game longo de serviço e ganhou confiança para quebrar na sequência e confirmar a vitória em sets diretos. Sabalenka liderou a estatística de winners por 27 a 12. E por ser mais agressiva, também cometeu 33 erros contra 22.
A Sabalenka jogou pro gasto e quase perdeu o 2 set, agora com todo respeito a Paoline que é uma moça fantástica, simpática e alegre mas como top 8 não tem condições de estar nessa posição porque tem sérias limitações pra quem ocupa o top 8 ,pois tem dificuldades pra sacar, pouco ou nulo recurso técnico e limitações táticas, mas o único bom recurso válido que a Paoline tem é a velocidade, que a meu ver ela é mais rápida que a Ribakina neste quesito, então há jogadoras fora do top 8 muito melhores do que a Paoline que é Ostapenko, Muchova, Kvitova, Osaka, Jabeur e acho que até a nossa Bia é um pouco melhor, portanto a Paoline está no top 8 porque aproveitou bem o momento do seu tênis devido aos altos e baixos das citadas acima.
Interessante é que ela tem dificuldade pra sacar e joga nas duplas com a Sara Errani que tem as mesmas limitações. As duas são “iguais”.
Sim, mas em dupla a exigência é baixa comparado quando é individual.
Ela chegou a top 8 pois as outras não jogam nada né…convenhamos ….que post absurdo
Absurdo onde cara? Ora bolas é verdade agora você achar que as citadas ss anteriormente em condições de igualdade jogam menos que a Pauline aí você está de brincadeira comigo.
Então ela chegou a número 4 da WTA por sorte e não por competência, não é mesmo? Faca-me o favor…
Discordo completamente. A Paolini é sim jogadora top ten. Raçuda, batalhadora. Ganhou Masters 1000 entre outros títulos. Por quê não poderia ser oitava do mundo?
Que adianta ter mais técnica se não ganha títulos ou jogos importantes?
Que adianta ter melhor tática se não vence as partidas. É a velha mania de achar que só os/as jogadores mais técnicos é quem deveriam ganhar. Os menos técnicos, mas muito mais batalhadores não podem ganhar. Ridícula tese.
O mesmo vale para todos os demais esportes.
Raçuda é batalhadora eu concordo, mas dizer que ela é acima da média para uma top 8 não é cara temos que ser justos, ora tem muita dificuldade pra sacar, tem limitações táticas e às vezes falta uma boa leitura de jogo e você querendo negar isso não dar, reconheço que a temporada dela foi muito boa muito aquém daquilo que ela pode entregar, mas ela conquistou isso porque as que citei na primeira mensagem oscilaram demais neste ano, por isso ela está no top 8.
A Laura pigossi é outra que quando quer tb joga MT bem, ela quase ganhou da ucraniana, mas ela precisa melhorar bastante no saque, todos os jogos dela tem pelo menos 3 quebras
Prezado, tenha cuidado apenas para não usar o circuito masculino como parâmetro… As meninas possuem massa muscular menos robusta e, por isso, os movimentos e biomecânica dos golpes são um pouco diferentes. Vejo a Jasmine Paolini como jogadora digna do Top 10.
Abs
Paolini é a atual número 4 do ranking da WTA !!! E jogou muito para estar nesta posição… Se você não gosta dela, eu até entendo, mas dizer que ela não tem gabarito para estar lá já é coisa de “hater”…
Se está lá é porque merece. Jogou o ano todo e conseguiu a pontuação na base do suor. Não comprou na feira livre.
Aí eu concordo Samuel, falei isso aí em cima, por merecimento do ano bom que ela teve ao invés das citadas anteriormente é válida a posição dela, mas dizer que ela é nível top 8 não é , ou seja, ela está
no top 8 é diferente de ser uma jogadora nível top 8.
Jasmine Paolini é a número 4 do ranking mundial e você escrevendo que ela não é nivel TOP 8… Pára o mundo que eu quero descer …
Isso aí. Grande pequena notável Paoline
E com a vitória, Sabalenka chega a 9.416 pontos. Mais uma vitória e sacramenta a virada do ano como #1. Hoje Iga tem 8.170 e pode chegar a 9.470 se levar o Finals de forma invicta. Aryna chega a 10.516 nas mesmas circunstâncias.
Que jogaço!!! SABALENKA e PAOLINI deram espetáculo de tênis!!!