Riad (Arábia Saudita) – Já garantida como número 1 da temporada 2025, Aryna Sabalenka estreou com uma grande vitória no WTA Finals. Neste domingo, a bielorrussa fez valer o retrospecto positivo e superou com autoridade a italiana Jasmine Paolini, marcando as parciais de 6/3 e 6/1, em 1h10 de partida. O triunfo foi ainda mais especial para Sabalenka, que chegou à marca de 500 partidas no circuito.
Com o resultado, a bielorrussa larga na frente no grupo Steffi Graf, que conta também com as norte-americanas Coco Gauff e Jessica Pegula. As duas se enfrentam ainda hoje e a vencedora será a próxima adversária de Sabalenka, na terça-feira. Já quem perder medirá forças com Paolini.
Em sua quinta participação consecutiva no WTA Finals, Sabalenka ainda busca um título inédito na carreira. Seu melhor resultado até hoje foi o vice-campeonato em 2022, quando perdeu a final para a francesa Caroline Garcia. A número 1 do mundo também fez semi em 2023 e 2024, e não passou da fase de grupos em 2021. Ao todo, ela soma nove vitória e oito derrotas na competição.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Encaro este torneio como qualquer outro, em que preciso vencer cinco partidas para conquistar o título. Então, estou apenas tentando apresentar meu melhor tênis e lutar por cada ponto”, afirmou a bielorrussa.
Classificada como a cabeça 8, Jasmine Paolini disputa o torneio pela segunda vez. No ano passado, ela foi eliminada na fase de grupos, com uma vitória e duas derrotas. Um dos revezes foi justamente para Sabalenka, na terceira rodada. A bielorrussa tem 5 a 2 de vantagem no confronto direto contra a italiana.
Sabalenka saca muito e sufoca adversária
Em um dia inspirado com o saque, Aryna Sabalenka fez grandes estragos, anotando 11 aces e chegando a 81% de acerto do primeiro serviço, além de não cometer uma única dupla falta. Mesmo assim teve de encarar quatro break-points, salvando três deles e sofrendo uma quebra ainda no primeiro set.
Antes disso, a bielorrussa já havia superado o serviço de Paolini no segundo game do jogo e chegou a abrir confortáveis 4/1. Apesar da reação da italiana no sétimo game, devolvendo o break, Sabalenka voltou a obter vantagem logo em seguida, vencendo dois games seguidos para fechar a parcial.
No segundo set, a número 1 do mundo começou em ritmo alucinante, abrindo 4/0 com certa facilidade. Ela ainda quebrou a adversária pela terceira vez no sétimo game, concretizando a vitória.
“Eu estava concentrada, calma e sentia que tudo estava sob controle. Estou muito feliz e muito orgulhosa do trabalho que foi feito, de que as coisas estão funcionando e de que estou melhorando a cada dia. Espero que possamos continuar fazendo o que estamos fazendo e que possamos permanecer nesse patamar”, disse Sabalenka na entrevista em quadra.
The World No. 1 kicks off her campaign! @SabalenkaA defeats Paolini in straight sets 6-3, 6-1.#WTAFinalsRiyadh pic.twitter.com/XPGsPq7iTn
— wta (@WTA) November 2, 2025














Segura a garota!!!
Paolini vai focar nas duplas, muito desgastante simples e duplas em um torneio como o Finals com as melhores da temporada. Sabalenka se classifica fácil nesse grupo, a outra vaga é uma incógnita.