Sabalenka e Keys decidem o título em Melbourne neste sábado às 5h30

Aryna Sabalenka e Madison Keys (Foto: Simon Bruty/USTA)

Melbourne (Austrália) – A campeã do Australian Open de 2025 será conhecida na manhã deste sábado. Aryna Sabalenka e Madison Keys se enfrentam a partir das 5h30 (de Brasília). Líder do ranking mundial e bicampeã em Melbourne, Sabalenka busca o quarto Grand Slam aos 26 anos, enquanto Keys tenta conquistar o maior título da carreira aos 29 anos.

Sabalenka vai em busca de um raro tricampeonato em Melbourne. Agora com 20 vitórias seguidas no Grand Slam australiano, ela tenta ser a primeira mulher desde Martina Hingis, entre 1997 e 1999, a vencer três edições consecutivas no torneio. A bielorrussa é também a atual campeã do US Open.

Por sua vez, Keys volta a uma final de Grand Slam mais de sete anos depois de ter perdido para Sloane Stephens na decisão do US Open em 2017. A norte-americana chega motivada depois de vencer a polonesa Iga Swiatek, número 2 do mundo, salvando um match-point na semifinal. A atual 14ª do ranking já disputou sete semifinais de Slam e havia perdido duas na Austrália em 2015 e 2022.

+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open

O histórico de confrontos é favorável a Sabalenka, com quatro vitórias e apenas uma derrota. Ela também venceu os dois duelos em Grand Slam, nas quartas de final de Wimbledon e na semifinal do US Open de 2023. O duelo em Nova York começou com um ‘pneu’ a favor de Keys no primeiro set, mas Sabalenka venceu as outras duas parciais em tiebreaks para virar o jogo com 2h32. A bielorrussa também venceu o duelo mais recente, ano passado em Pequim.

Finalistas venceram torneios preparatórios

As duas finalistas carregam invencibilidades de 11 jogos no circuito, já que Sabalenka foi campeã em Brisbane na primeira semana do ano, enquanto Keys venceu o torneio de Adelaide na semana seguinte. A número 1 do mundo acumula 18 conquistas no circuito da WTA em 32 finais disputadas. Já a rival tem nove títulos e cinco vice-campeonatos. A norte-americana pode se tornar a primeira jogadora a derrotar as números 1 e 2 do mundo no mesmo Grand Slam desde Svetlana Kuznetsova no saibro de Roland Garros 2009 e a primeira na Austrália desde Serena Williams em 2005.

A campeã recebe 2 mil pontos no ranking e a premiação de 3,5 milhões de dólares australianos, o equivalente a US$ 2,2 milhões. Já a vice ganha 1.300 pontos e US$ 1,19 milhão. Sabalenka já garantiu a permanência na liderança do ranking com a derrota de Iga Swiatek na semifinal. Havia a possibilidade de um confronto direto pelo número 1. Keys, que foi número 7 do mundo em 2016 e começou a atual temporada na 21ª posição, está subindo para o oitavo lugar e pode igualar o melhor ranking da carreira se for campeã.

Foto: WTA
Duelo de jogadoras agressivas

A final entre Sabalenka e Keys será um encontro entre duas jogadoras de estilo agressivo e de muita potência nos golpes e isso foi assunto nas coletivas de imprensa da última quinta-feira. A norte-americana declarou: “O que mais me impressiona é a mentalidade dela de sempre ser agressiva, não importa o placar. Ela joga sem medo e consegue jogar muito bem, isso é único. Muitas pessoas poderiam ser mais conservadoras ou defensivas em alguns pontos importantes, mas não se pode esperar isso dela”.

Sabalenka também falou do estilo de jogo da rival e relembrou a vitória no US Open. “Acho que eu estava sob muita pressão, porque ela era muito agressiva e acertava todas as bolas. Mas às vezes eu sentia que ela estava duvidando um pouco e percebi que era o momento de colocar o máximo de bolas em quadra. E esse foi um momento crucial daquela partida. Acho que as condições do US Open são ainda mais rápidas que as daqui e favorecem muito o jogo dela”.

Confira o histórico de confrontos entre Sabalenka e Keys

2024 – Pequim – Sintético – oitavas – Aryna Sabalenka, 6/4 6/3 (1h05)
2023 – US Open – Sintético – Semifinal – Aryna Sabalenka, 0/6 7/6(1) 7/6(5) (2h32)
2023 – Wimbledon – Grama – Quartas de final – Aryna Sabalenka, 6/2 6/4 (1h27)
2021 – Berlim – Grama – Segunda rodada – Madison Keys, 6/4 1/6 7/5 (1h56)
2018 – Cincinnati – Sintético – Quartas de final – Aryna Sabalenka, 6/3 6/4 (1h16)

Subscribe
Notificar
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
João Sawao ando
João Sawao ando
5 horas atrás

Aryna ganha. Embora eu vá torcer para keys

Ramires
Ramires
1 hora atrás
Responder para  João Sawao ando

Também kkkkkkkkkkkkkkk, não vou torcer tanto pra keys por que aryna defende ponto ainda, mas eu tô gostando MT de ver a keys jogar

Fabio
Fabio
5 horas atrás

Valeu a pena cancelar a lua de mel…

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.