Sabalenka confirma o número 1 até o fim da temporada

Foto: Jimmie48/WTA

Riad (Arábia Saudita) – A derrota de Iga Swiatek para Coco Gauff nesta terça-feira pelo WTA Finals confirmou Aryna Sabalenka como número 1 do ranking até o fim da temporada. A bielorrussa precisava de três vitórias na fase de grupos ou de duas, caso a polonesa perdesse uma de suas partidas. Swiatek foi superada por Gauff com parciais de 6/3 e 6/4 e ficou em situação complicada em Riad, já que sua vitória na estreia contra Barbora Krejcikova foi em três sets.

Das 28 jogadoras que lideraram o ranking da WTA em algum momento, Sabalenka é a 16ª a terminar um ano como número 1 do mundo. A recordista de temporadas é Steffi Graf, com 8, seguida por Martina Navratilova com 7, enquanto Serena Williams e Chris Evert ficaram cinco temporadas distintas na liderança do ranking. Swiatek, que terminou as duas últimas temporadas no topo, fica junto de Simona Halep, Monica Seles e Caroline Wozniacki.

Sabalenka acumula dez semanas como número 1 do mundo em duas passagens pela liderança e tinha como um dos objetivos para esta temporada terminar o ano na primeira posição. Ela conquistou dois Grand Slam em 2024, o Australian Open e o US Open e também venceu os WTA 1000 de Cincinnati e Wuhan. Também chegou a finais de outros torneios de nível 1000 na temporada de saibro, em Roma e Madri, superada por Swiatek nas duas ocasiões.

Calendário mais enxuto para recuperar o ombro

A jogadora de 26 anos chegou a ficar fora de Wimbledon e dos Jogos Olímpicos de Paris, enquanto tratava de lesão no ombro e buscava uma boa preparação para o fim da temporada. “Olhando para trás, foi um momento importante para mim apenas descansar e recarregar minhas baterias”, disse Sabalenka durante coletiva de imprensa em Riad. “Eu precisava fazer uma ótima recuperação e garantir que meu ombro estaria curado para que eu pudesse voltar mais forte. Depois dessa pequena pausa, eu estava super, super faminta por tênis. Acho que isso certamente me ajudou a estar onde estou agora”.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O técnico Anton Dubrov também falou ao site da WTA sobre o planejamento do calendário. “No início da temporada de saibro, tínhamos um calendário longo, com quatro grandes eventos no verão: Roland Garros, Wimbledon, Olimpíadas e US Open. É saibro, grama, volta ao saibro e depois quadras duras. Não haveria tempo preparação adequada para as quadras duras. Não é só físico. Emocionalmente, você tem que continuar se recuperando. Achamos que ela teria uma chance melhor se pulássemos Wimbledon e as Olimpíadas. Tomamos a decisão certa de não jogar”.

Foco agora é no título inédito do Finals

Na disputa do Finals, Sabalenka já está na semifinal e confirmada na primeira posição do Grupo Roxo em Riad. Em busca de um título inédito em sua quarta participação, ela agora aguarda a segunda colocada do Grupo Laranja, que pode ser a própria Swiatek, caso a polonesa vença a já eliminada Jessica Pegula e conte com uma vitória de Gauff sobre Krejcikova no outro jogo da rodada.

Este foi o segundo ano consecutivo que Swiatek e Sabalenka disputaram a liderança do ranking durante o Finals. Em 2023, com o torneio realizado em Cancún, a bielorrussa também começou na frente, mas foi ultrapassada pela polonesa, que conquistou o título e recuperou a primeira posição.

8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fábio
Fábio
29 dias atrás

Iga tá igual o Nadal… só no saibro…

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
29 dias atrás
Responder para  Fábio

Imagino que você deve achar fácil ganhar da Coco Gauff. E a vitória da Iga sobre a Barbora Krejcikova não conta porque a tcheca não tem qualidade. E as conquistas da Iga nos WTA 1000 de Doha e Indian Wells em 2024, foram no saibro? Quanto ao Nadal, ele tem 8 grand slams fora do saibro, 4 US Open, 2 AO e 2 Wimbledon. Isso é pouco?

Fábio
Fábio
29 dias atrás

Retiro o que eu disse! É verdade, foram 8 slams fora do saibro….

SANDRO
SANDRO
29 dias atrás
Responder para  Fábio

IGA joga muito bem fora do saibro… Porém, esse foi um dos piores jogos da carreira dela !

Carlos Alberto Alves
Carlos Alberto Alves
29 dias atrás

Show, merecido!!!! Sou fã de carteirinha dessa bielorussa, além de ser uma simpatia joga muito tênis. Acredito que se tivesse um pouco mais de variação em seu jogo sem tanta pancadaria, ficaria como número por muito mais tempo. Mas chega ao final da temporada como número 1 por tudo que fez ao longo do ano. Parabéns Aryna Sabalenka!!!

Silas
Silas
29 dias atrás
Responder para  Carlos Alberto Alves

Ela é show garantido.

Fábio
Fábio
29 dias atrás

Sabaluda

SANDRO
SANDRO
29 dias atrás

SABALENKA merece todos os parabéns possíveis!

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.