Miami (EUA) – A conquista do WTA 1000 de Miami no último sábado fará com que Aryna Sabalenka amplie a vantagem para Iga Swiatek na disputa pela liderança do ranking mundial. A distância entre elas na próxima atualização da lista será de 3.071 pontos.
No ranking a ser divulgado na segunda-feira, Sabalenka terá 10.541 pontos contra 7.470 de Swiatek. Elas haviam começado o torneio em Miami separadas por 2.231 pontos. A bielorrussa defendia apenas 65 pontos de terceira rodada, enquanto a polonesa teve avanço mínimo em relação ao ano passado, oitavas em 2024 e quartas neste ano.
A temporada agora segue para o saibro, onde Swiatek tem mais de 4 mil pontos a defender. A polonesa é a atual campeã dos WTA 1000 de Madri e Roma, vencendo Sabalenka nas duas finais, e também de Roland Garros, onde a bielorrussa caiu nas quartas no ano passado.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Além disso, Swiatek foi semifinalista de Stuttgart em 2024. Com isso, são 4.195 pontos a manter nas próximas semanas. Já na temporada de saibro, Sabalenka terá a defender 1.838 pontos.
Na corrida para o Finals, que vai definir também quem será a número 1 do mundo no fim da temporada, Sabalenka assume a liderança, ultrapassando Madison Keys, campeã do Australian Open. Em terceiro lugar da corrida estará a russa Mirra Andreeva, vencedora dos WTA 1000 de Dubai e Indian Wells, com Swiatek na quarta posição do ano.
Ou seja, tá grande e vai aumentar bastante.
Sem falar que Aryna não jogou wimbledon ano passado, ou seja, vai somar mais pontos já que não defende nada na grama!
Iga está num viés de derrotas e tem outras jogadoras chegando muito forte para os torneios de saibro e toda a temporada.
4000 pontos a defender… tô com a impressão de que a Iga ganhe 1 wta 1000 e olhe lá,o desempenho dela esse ano aquém do esperado….