Dubai (Emirados Árabes) – No encontro entre duas integrantes do top 10, Elena Rybakina e Paula Badosa protagonizaram uma partida bastante equilibrada pelas oitavas de final do WTA 1000 de Dubai. A cazaque salvou incríveis seis match-points para vencer a espanhola por 4/6, 7/6 (10-8) e 7/6 (7-2) em 2h49 de partida.
Com o resultado, Rybakina iguala o histórico de confrontos contra Badosa, agora com quatro vitórias para cada lado. Ela enfrenta nas quartas a norte-americana Sofia Kenin, que mais cedo havia eliminado a italiana Jasmine Paolini, número 4 do mundo e atual campeã em Dubai, por 6/4 e 6/0.
A boa campanha em Dubai coincide com um período bastante tumultuado para a tenista de 25 anos e número 7 do mundo, que teve o ex-técnico Stefano Vukov suspenso pela WTA por violação do código de conduta da entidade. Rybakina tentou recontratar o treinador no início do ano, mas foi impedida porque ele já cumpria suspensão temporária durante a investigação, lamentou a falta de apoio das colegas do circuito e iniciou um trabalho com o técnico italiano Davide Sanguinetti.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Por sua vez, Badosa chegou a ter algumas limitações físicas no início do terceiro set e recebeu atendimento para dores na região da coxa esquerda e quadril. Número 10 do ranking e semifinalista do Australian Open, a espanhola vinha de eliminação precoce em Doha para Amanda Anisimova, que terminou a semana passada como campeã do primeiro WTA 1000 do ano.
comeback COMPLETE 👏
Rybakina saves SIX match points en route to defeating Badosa 4-6, 7-6(8), 7-6(2)!#DDFTennis pic.twitter.com/pZylK92maa
— wta (@WTA) February 19, 2025
O jogo começou melhor para Rybakina, que saiu vencendo por 3/0, mas Badosa buscou o empate e seguiu pressionando o serviço da cazaque. Ela criou quatro novos break-points até voltar a quebrar no fim do primeiro set. Uma troca de quebras abriu o segundo set, marcado por games longos. A cazaque liderou por 5/3, teve dois set-points, mas não conseguiu fechar a parcial naquele momento. Já no tiebreak, começou atrás no placar, mas salvou quatro match-points para forçar o terceiro set.
Diante de uma rival que se desgastava fisicamente, Rybakina começou o terceiro set confirmando rapidamente os games de saque e vencendo seus pontos com poucas trocas de bola. Sem enfrentar break-points, novamente abriu 5/3, mas teve o serviço quebrado quando sacava para o jogo. Dois games mais tarde, salvou mais dois match-points em seu serviço. Em mais um tiebeak, conseguiu duas boas devoluções e também dois aces, terminando a partida com 10 no total, para abrir vantagem. Ela fez 44 a 37 nos winners e cometeu 48 erros contra 28.
Noskova elimina Pegula e também vai às quartas
A jovem tcheca de 20 anos Linda Noskova conseguiu uma grande vitória sobre a norte-americana Jessica Pegula, número 5 do mundo, com parciais de 6/3 e 7/6 (10-8). Atual 35ª do ranking, Noskova marca sua oitava vitória contra top 10 e a segunda do ano, já que ela havia derrotado Badosa em Abu Dhabi.
A adversária de Noskova nas quartas pode ser a número 1 do mundo, Aryna Sabalenka, ou a dinamarquesa Clara Tauson, 38ª do ranking, que se enfrentam ainda nesta quarta-feira, a partir das 11h30 (de Brasília).
Tênis é complicado…Se não tiver focado do inicio ao fim…Perde o jogo sem dó…Badosa ganhou o 1° set…No Tie Break do 2° set estava ganhando 6×3…Foi para o Saque (2) para fechar o jogo…Perdeu os 2 saques…E acabou levando a virada no Tie Break do 2° set perdendo 8×10…No 3° set ganho 6×5…Ribakina no saque…Badosa ganhando 40×15…Precisando de 1 ponto para fechar o jogo…Leva virada no game…Ai foi para o Tie Break levou uma surra de 7×2…E perdeu o jogo…Resumindo jogo ganho…Que acabou perdendo…Badosa o problema dela não é só físico é mental também
A Ribakina também tem seus altos e baixos no mental, pois enquanto ela tiver essa treta com Zukov( tudo indica um chantagista) vai ficar desconcentrada e hoje deu foi sorte de não perder, pois a Badosa encolheu no final.
Jogão esse da Rybakina x Badosa.
Até que enfim uma vitória de expressão da Rybakina! Badosa tá num momento muito bom! Será que agora engrena?….