Abu Dhabi (Emirados Árabes) – Em sua terceira edição, a World Tennis League, torneio de exibição realizado em Abu Dhabi, conheceu neste domingo os campeões da temporada 2024. Com duas vitórias para cada lado nos quatro sets disputados na decisão, os Falcons superaram o Hawks e ficaram com o título, marcando o placar final de 20 a 16 na somatória dos games ganhos. A equipe vencedora foi formada por Elena Rybakina, Caroline Garcia, Andrey Rublev e Denis Shapovalov, enquanto os segundos colocados tiveram à disposição Aryna Sabalenka, Mirra Andreeva, Jordan Thompson e Sumit Nagal.
Com a conquista, Rybakina e Rublev se tornam os primeiros bicampeões da WTL. Enquanto a cazaque fez parte da vitória dos Hawks em 2022, o russo havia triunfado no ano passado pelos Eagles. Por sua vez, Sabalenka bate na trave pela segunda vez consecutiva, já que em 2023 ela também ficou com o vice, jogando pelos Kites. Embora a organização do evento não tenha divulgado os valores oficiais, especula-se que a premiação total do torneio tenha girado em torno de US$ 20 milhões.
Disputado em quadra dura coberta na Etihad Arena, em Abu Dhabi, o torneio exibição foi realizado pelo terceiro ano consecutivo. Em 2022, o evento aconteceu em Dubai e os vencedores foram os Hawks, comandados por Alexander Zverev, Elena Rybakina, Dominic Thiem e Anastasia Pavlyuchenkova. Em 2023, já em Abu Dhabi, os campeões foram os Eagles, de Daniil Medvedev, Sofia Kenin, Andrey Rublev e Mirra Andreeva.
A competição é composta por 16 jogadores divididos em quatro equipes, sendo dois homens e duas mulheres por time. Na primeira fase, todas as equipes se enfrentam e as duas melhores na somatória de games vencidos vão à final.
Neste ano, cada duelo foi disputado em quatro partidas (simples e duplas masculino e feminino), em set único e com tiebreak. Se o time que estivesse atrás no placar vencesse o quarto set, teria o direito de desafiar os adversários, mas tendo que tirar a diferença vencendo games seguidos. Em caso de empate no placar geral, seria disputado um tiebreak de até 10 pontos.
Confira os resultados do dia
Mirra Andreeva/Aryna Sabalenka (Hawks) v. Caroline Garcia/Elena Rybakina (Falcons), 7/6 (7-5)
Mirra Andreeva (Hawks) v. Elena Rybakina (Falcons), 6/2
Andrey Rublev/Denis Shapovalov (Falcons) v. Jordan Thompson/Sumit Nagal (Hawks), 6/2
Andrey Rublev (Falcons) v. Sumit Nagal (Hawks), 6/1
Placar final: Falcons 20 x 16 Hawks
#nagalsumit & #andreyrublev truly lived up to the energy until the very last minute🔥⁰If you missed the final set, we got you covered🧡🎾⁰⁰#worldtennisleague #falcons #gamechangersfalcons #tennis #hawks #teamhawks #tslhawks #toyamsportslimited #sumitnagal #andreyrublev #wtl pic.twitter.com/QTbiVuQ5d5
— World Tennis League (@TennisWorl76726) December 22, 2024