Madri (Espanha) – Depois de perder os dois últimos duelos contra Francisco Cerúndolo, o mais recente nas oitavas de Miami deste ano, o norueguês Casper Ruud reencontrou o caminho das vitorias diante do argentino e o derrotou pelas semifinais do Masters 1000 de Madri, garantindo sua 25ª final no circuito da ATP ao anotar parciais de 6/4 e 7/5 em 1h51 de confronto.
Líder de vitórias no saibro desde o começo da temporada de 2020, triunfando 124 vezes neste período, Ruud vai para sua primeira decisão no piso desde Genebra, no ano passado. Dos 12 títulos que tem, apenas um não veio em seu piso favorito. O norueguês tentará levantar uma taça de Masters 1000 pela primeira vez, depois dos vices em Miami (2022) e Monte Carlo (2024).
Seu adversário na decisão de domingo ainda não está definido e sairá da segunda semifinal desta sexta-feira, que terá de um lado o italiano Lorenzo Musetti e do outro o britânico Jack Draper. O atual número 15 do mundo nunca cruzou com Draper pelo circuito e tem duas vitórias (Bastad 2023 e quali de Roma 2019) e uma derrota (Paris 2022) contra Musetti.
Primeiro set de susto para Ruud
O começo da partida foi turbulento para Ruud, que logo no primeiro games enfrentou 0-40 com o saque e precisou salvar quatro break-points para confirmar. Pouco tempo depois, assim que terminou o terceiro game, ele pediu atendimento médico na parte superior esquerda das costas e seguiu em quadra para perder o saque no quinto.
Cerúndolo não aproveitou a vantagem no placar por muito tempo e teve a quebra devolvida logo em seguida. Para piorar a situação do argentino, ele encarou 15-40 quando estava sacando pressionado em 4/5, salvou o primeiro set-point, só que não escapou do segundo. Ruud conquistou mais uma quebra e com isso largou na frente, abrindo 1 a 0 no placar.
Argentino não aproveita suas chances
Na segunda parcial, Cerúndolo não conseguiu manter o mesmo nível quando esteve na frente. Ele teve uma quebra de vantagem em duas oportunidades distintas, a primeira ao abrir 2/1 e saque e a outra ao servir para fazer 5/3. Porém, em ambos os casos ele baixou o ritmo nos games seguintes e acabou levando o break de volta na sequência.
A maior experiência do norueguês entrou em ação na reta final, com ele crescendo nos momentos importantes. No 11º game, Ruud saiu de 0-40 e salvou três break-points para confirmar o saque e logo em seguida pressionou o argentino, deixou escapar o primeiro match-points com uma devolução ruim, mas converteu o segundo e garantiu a vitória.
Será que desta vez o norueguês ganha o seu primeiro Masters 1000?
Tem boas chances.
Torcendo muito, porque o Cas merece de coração. Mas com o Lore e o Jack voando em quadra, vai ser batalha até o último ponto.
Na torcida para o Ruud faturar este título. Ele merece um título de Master 1000. E está voltando ao TOP10 com a final
Muito bem, Ruud. Despachou o Baraka de volta pra casa.
Jogador que nunca deveria estar em semi de um torneio grande. Não sei como o Mensik perdeu para ele.
Kkkkkkkkk baraka kkkk. Mas n tem como negar q ele joga muito!
“Líder de vitórias no saibro desde o começo da temporada de 2020, triunfando 124 vezes neste período”.
A estatística é uma dádiva de Deus.
Casper Ruud está merecendo ganhar seu primeiro Masters 1000,mas primeiro vai ter que ganhar do formidável Jack Draper.