Tóquio (Japão) – Cabeça de chave número 2 no ATP 500 de Tóquio, o norueguês Casper Ruud não teve vida fácil em sua estreia, mas conseguiu superar o convidado da casa Yosuke Watanuki em sets diretos, gastando 1h46 para triunfar com o placar final de 7/6 (8-6) e 6/3.
No primeiro set da partida, os dois rivais não aproveitaram os três break-points que cada um teve, Watanuki com todos no 11º game e Ruud com dois no quarto e outro no sexto, e a definição foi para o tiebreak, quando o norueguês salvou um set-point e marcou 8-6 para fechar.
Ruud conseguiu uma quebra logo no terceiro game da segunda parcial e administrou a vantagem até o nono, quando obteve novo break e selou a vitória. Na próxima rodada, ele terá pela frente o norte-americano Marcos Giron, contra quem tem uma vitória em um jogo.
Quem se deu mal na estreia foi o norte-americano Frances Tiafoe, que não faz valer a condição de sexto mais bem cotado ao título e acabou eliminado pelo russo Aslan Karatsev, que anotou parciais de 6/3 e 7/6 (7-4), depois de 1h39, para se garantir na segunda rodada.
O próximo oponente de Karatsev ainda não está definido e sai da última partida de primeira rodada que ainda precisa ser disputada, na qual o polonês Hubert Hurkacz tentará manter o embalo após a conquista do Masters 1000 de Xangai enfrentando o chinês Zhizhen Zhang.
Convidado da casa, Shintaro Mochizuki aproveitou muito bem a chance e surpreendeu o argentino Tomas Etcheverry, triunfando com parciais de 6/4 e 7/6 (7-5). Na próxima fase, ele desafiará o cabeça de chave 1, o norte-americano Taylor Fritz, que defende o título conquistado no ano passado.