PLACAR

Rublev derrota Fritz em sets diretos e busca seu 2º Masters 1000

Foto: Corinne Dubreuil/ATP Tour

Madri (Espanha) – Jogador com o melhor ranking entre os semifinalistas do Masters 1000 de Madri, o russo Andrey Rublev fez valer o favoritismo e derrotou o norte-americano Taylor Fritz na primeira partida desta sexta-feira. Abrindo a penúltima rodada na chave de simples, ele foi melhor nos pontos importantes e fechou o jogo em sets diretos, com o placar final de 6/4 e 6/3, depois de 1h12 de embate.

O adversário de Rublev em sua quinta decisão de Masters 1000 sairá do confronto entre o canadense Félix Auger-Aliassime e o tcheco Jiri Lehecka, que duelam mais tarde na Caixa Mágica. Os dois buscam uma final inédita neste nível de torneio. Aliassime tem histórico negativo contra o russo, com quatro derrotas e uma vitória, ao passo que Lehecka em duas vitórias e duas derrotas no retrospecto entre eles.

Tentando se tornar o primeiro norte-americano em uma final de Masters 1000 no saibro desde Andre Agassi em 2002, em Roma, Fritz entrou em quadra com vantagem de 5 a 3 no histórico com Rublev, embora tenha perdido o único confronto anterior no saibro. Campeão de Monte Carlo no ano passado, o russo voltou a bater o rival na terra batida e agora vai em busca de seu segundo título de Masters 1000.

Embora tenha anotado dois aces a mais do que o russo (7 a 5) e nenhuma dupla falta contra três do rival, Fritz teve desempenho pior no saque, vencendo 64% dos pontos contra 72% de Rublev, que foi mais agressivo e terminou a partida com 20 bolas vencedoras e 10 erros não forçados. Do outro lado, o norte-americano anotou 16 winners e cometeu seis erros não forçados.

Primeiro set bastante equilibrado

Rublev levou um susto logo no primeiro game, que foi longo e terminou com quebra em favor do rival norte-americano. Só que o russo conseguiu reagir imediatamente depois, devolvendo o break para empatar por 1/1. Os sacadores prevaleceram nos games seguintes e não foram mais ameaçados até a reta final, quando Fritz enfrentou 0-40 no serviço e logo na primeira oportunidade amargou a quebra.

O equilíbrio do primeiro set ficou evidente nos números, com Fritz conseguindo uma bola vencedora a mais (10 a 9) e cometendo um erro não forçado a menos (4 a 5). Entretanto, o desempenho de Rublev com o saque foi bem melhor, ele venceu 67% dos pontos disputados contra 57% do norte-americano.

Definição com margens mínimas

Assim como aconteceu no primeiro game do jogo, na abertura da segunda parcial o russo novamente sofreu com o serviço, mas desta vez se safou, conseguindo levar a melhor nos dois break-points que disputou. O jogo seguiu equilibrado e qualquer deslize poderia ser fatal para qualquer um dos lados.

Fritz foi quem se deu mal, voltou a enfrentar 0-40 com o saque, no sexto game, até salvou dois break-points, mas não resistiu ao terceiro. Rublev então administrou com tranquilidade a vantagem até o final, confirmou o serviço nos dois games que teve pela frente, sem perder um ponto sequer neles, e garantiu sua vaga na decisão de domingo.

5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Silvio
Silvio
1 mês atrás

Pensar que o Orlando Luz dava pau nesses dois no juvenil. Onde esse menino errou na transição, Delfim?

Edney
Edney
1 mês atrás
Responder para  Silvio

Pois é…….

Fernando S P
Fernando S P
1 mês atrás
Responder para  Silvio

Esqueceu da ceratocone? Pessoas com esse problema podem participar dos Jogos Paralímpicos.

Guilherme Ribeiro
Guilherme Ribeiro
1 mês atrás

Rublev fará sua 25º final de ATP na carreira, sendo a 5º em Master 1000. Tentará seu 16º título de ATP, o 6º em quadras de saibro e o seu segundo Master 1000.

Marcelo Takahashi
Marcelo Takahashi
1 mês atrás

Rublev é um cara do bem. Criou uma marca de roupas, que ele usa inclusive nos jogos, cuja renda vai para caridade.
Só que na quadra ele às vezes dá uma desligada e nesse ano vem tendo participações bem abaixo do que espera de um top 10.
Parece que em Madri, pelo menos, ele resolveu jogar tênis e está passando por cima dos adversários e a chance de título é real….

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Wimbledon seleciona os melhores backhands de 1 mão

Os históricos duelos entre Serena e Venus em Wimbledon

PUBLICIDADE