Melbourne (Austrália) – Derrotado nas semifinais do Australian Open, depois de vencer 33 jogos seguidos no torneio, o sérvio Novak Djokovic perdeu a oportunidade de alcançar o 25º título de Grand Slam e também já não conseguirá vencer os quatro principais torneios em um mesmo ano, sonho que persegue há tempos, batendo na trave quatro vezes.
Embora muito tenha se especulado sobre o futuro de Djokovic, para a lenda do tênis australiano, Rod Laver, o atual número 1 do mundo seguirá brilhando no circuito. “Na minha opinião, Novak Djokovic terá aprendido alguma coisa com essa derrota, vai se recuperar e voltar mais forte e motivado mais uma vez”, afirmou o único a fechar o Grand Slam de temporada duas vezes (1962 e 1969)
“Novak é um campeão incrível. Ele alimenta constantemente sua força mental e motivação. Precisamente por esta razão e por todos os sucessos que alcançou em sua carreira, espera-se que sempre consiga vencer todas as partidas”, acrescentou o australiano
Questionado sobre o que falta a Djokovic para fechar o Slam no mesmo ano, Laver destacou a imprevisibilidade no tênis. “Não há certezas. Ganhar todos os quatro Grand Slams no mesmo ano em simples é uma das honras mais raras. Significa ter que vencer 28 das mais difíceis partidas do ano, que todos querem tentar vencer”, comentou.
“Você tem que ter esperança de estar bem, ficar em forma e acima de tudo você tem que ser capaz de vencer todos os tenistas mais fortes do mundo mais de uma vez”, acrescentou Laver, que evitou assumir uma posição clara ao falar sobre o maior de todos os tempos, pois acha impossível comparar atletas de épocas muito distantes.
“Sempre disse e repito que é difícil fazer comparações entre as diferentes épocas do tênis. Com o tempo, muitos fatores mudaram, desde os materiais até a preparação atlética. É preciso comemorar os feitos (de cada um em cada época) sem fazer comparações”, explicou o australiano de 85 anos.
Parabéns ao Rod, respostas claras e lúcidas. Certamente de um grande Campeão.
Força Djokovik.
Sim, o GOAT de todos os esportes tem muita lenha pra queimar ainda.
Kkkkkkkkkkkkkk
infelizmente não, acabou pra ele
O Djkão deixou escapar o 25º título de GS, mas certamente coseguirá mais alguns GS. o Sinner jogou demais naquela seminfinal. não deixou o GOAT jogar em nenhum momento. ele foi muito agressivo o tempo todo, não dando tempo nem do Djokovic variar e quebrar o ritmo do jogo. parabén ao Sinner pela vitória marcante sobre o melhor do mundo de todos os tempos.
O Laver já está senil, sendo apenas politicamente correto com essas palavras.
Mais forte ele não vai voltar. Ele não é o Benjamin Button, ele está ficando cada vez mais velho e o nível cai. É a lei da vida.
O que acontece é que mesmo com o nível caindo, ele ainda é um baita jogador e ainda pode ganhar slams com as oscilações dos mais novos.
Ele ainda pode ganhar Slams porque é o maior e melhor da história e não por causa de oscilações dos mais novos. Lembre-se de que teu Federer fez final de Slam com quase 38.
E quantos de 38 que conseguem isso? Nenhum outro… ou seja, uma exceção pq ele era muito forte mesmo debilitado fisicamente pela idade.
Djoko tem um biotipo e um cuidado com a saúde superior ao do suíço, que já era pançudo no fim da carreira. Só não chega a uma final de Slam se a concorrência ficar ainda mais alta do que sempre foi em toda sua carreira.
Quanto a concorrência, não foi muito grande. Só agora que apareceu o Alcaraz e o Sinner. O djoko surfou na pior geração de tenistas que temos conhecimento.
Não, ele mal existia de 2003 a 2007.
Talvez eu pense o contrário da maioria. Embora o Djokovic estivesse defendendo o título do ano anterior, o fato dele ter chegado na semifinal do AO 2024 é um motivo pra comemorar. Foi um grande resultado. Abaixo do esperado, mas um grande resultado. É muito difícil enfrentar os talentos da nova geração que vêm cheio de vigor físico e com muita vontade de ganhar um Slam, como foi o caso do Sinner que buscava o seu primeiro título nesse nível. Na semifinal, a responsabilidade maior era do Djokovic assim como havia sido na final de Wimbledon 2023. Acredito que ele voltará mais forte sim em relação ao que ele jogou no AO 2024. Como comentou o Jimmy Connors uns tempos atrás, antes o Djokovic treinava para enfrentar o Federer e o Nadal, agora ele se prepara pra enfrentar a nova geração. Então, acredito que ele está estudando soluções pra ganhar do Sinner. A partir de agora a pressão sobre o Sinner vai aumentar. Vamos ver o que acontece daqui pra frente.
Rod está errado. Djocovid 19 vai emburacar, Nadal vence RG 2024, Alcaraz Bi em WB2024, Nadal iguala os GS do cotonete no USOPEN, Sinner Bi no Ausopen, e Nadal de virada, 25 GS em RG 2025.
Agora conta a do papagaio.
tb creio que Nadal ainda terminará como recordista de slams
Esse Roland Garros vai ser o último slam que o Nadal vai disputar. Imagina ano que vem ele com quase 40 anos mesmo sendo o rei do saibro ele não aguenta 1 jogo de 5 set contra alguém bem mais novo que ele, ele teria que fazer 3 sets a 0 rapidamente caso contrário se o jogo se estender muito ele não aguenta. E se ele jogar o Us open esse ano as chances dele ganhar são mínimas pois tem muitos jogadores melhor que ele em quadras dura atualmente.