Mallorca (Espanha) – Sorteado nesta sexta-feira como o primeiro adversário do paranaense Thiago Wild em Wimbledon, o britânico Paulo Jubb foi eliminado na semifinal do ATP 250 de Mallorca. Atual número 289 do ranking e vindo do qualificatório, o jogador de 24 anos vinha fazendo excelente campanha na grama espanhola, mas acabou derrotado pelo austríaco Sebastian Ofner na penúltima fase da competição, caindo por 6/4 e 7/5 em 1h22 de partida.
Em uma semana surpreendente, Jubb alcançou a primeira semifinal em nível ATP da carreira depois de furar o qualificatório. Na fase prévia, ele passou pelo convidado da casa Joan Nadal, primo do campeão de 22 Grand Slam, e pelo cearense Thiago Monteiro, batendo ambos em sets diretos.
Já na chave principal, o britânico bateu outros dois rivais que também vieram do quali, o alemão Maximilian Marterer e o australiano Adam Walton, até conquistar a maior vitória da carreira nas quartas de final, deixando pelo caminho o norte-americano Ben Shelton, principal favorito ao título. Tais resultados lhe farão dar um salto de 88 posições e grudar no top 200, assumindo a 201ª colocação. Seu recorde pessoal é o 189º posto de 2022.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Até esta semana, Jubb tinha apenas quatro jogos disputados na elite do circuito em toda a carreira e conquistou em Eastbourne suas primeiras vitórias. Ele já havia participado do torneio em 2019, quando também furou o quali e caiu na primeira rodada. Já em 2022, ele jogou na grama de Queen’s, onde superou a etapa classificatória e novamente parou na estreia da chave principal. Em Wimbledon, foi convidado para duas edições, também em 2019 e 2022, e caiu logo de cara.
Pelo lado vencedor, Sebastian Ofner disputará uma final inédita depois de três tentativas frustradas. Ele se torna assim um dos três únicos austríacos em atividade a alcançar uma decisão de ATP, ao lado de Dominic Thiem (29) e Filip Misolic (1). Além disso, Ofner é o quarto jogador da história de seu país a decidir um título na grama, juntando-se novamente a Thiem e também a Jurgen Melzer e Alex Antonitsch.
FIRST ATP TOUR FINAL! 😍
Sebastian Ofner defeats Jubb 6-4 7-5 to reach a career first ATP Tour final@MallorcaChamps #MallorcaChampionships pic.twitter.com/MehxkaEPuJ
— Tennis TV (@TennisTV) June 28, 2024
Tabilo faz terceira final em piso diferente no ano
Campeão no piso duro de Auckland em janeiro e vice no saibro de Santiago em fevereiro, o chileno Alejandro Tabilo agora está classificado para uma final na grama. Ele conquistou essa vaga com uma virada para cima do experiente francês Gael Monfils, marcando o placar de 2/6, 6/2 e 7/6 (7-3) em 1h54 de partida.
Com isso, Tabilo se torna o segundo chileno finalista nas três superfícies do tênis, igualando Jaime Fillol, e também o primeiro de sua nacionalidade a alcançar três decisões numa mesma temporada desde Cristian Garin em 2019. O atual 24º do mundo ainda tem um outro vice no currículo, obtido no saibro de Córdoba em 2022. A campanha até aqui já garante ao jogador de 27 anos sua estreia no top 20, mas ele ainda pode ultrapassar o compatriota Nicolas Jarry em caso título, assumindo eventualmente o 19º posto.
O duelo entre Alejandro Tabilo e Sebastian Ofner será inédito em chaves principais, mas os dois já se enfrentaram uma vez, na segunda rodada do qualificatório do Australian Open de 2023, com vitória do austríaco por 2 sets a 0.
Third Final of 2024 Incoming! 💪
Alejandro Tabilo takes out Monfils 2-6 6-2 7-6 to advance into the Mallorca final@MallorcaChamps #MallorcaChampionships pic.twitter.com/J6OZqHG6Oo
— Tennis TV (@TennisTV) June 28, 2024
agora vai !!! Seyboth na 2a rodada, se deus quiser !!!
Pesado pro Wild. Vai ter que jogar como no 1o set contra o Fritz. Mas dá pra passar, ainda mais em melhor de 5 sets
Legal ver o chileno Tabilo indo tão bem recentemente, estarei torcendo pra ele amanhã!
primeira rodada é ganhavem mas … sei não hemmm , eesse britanico ai é bem chato na grama , só sabe jogar nesse piso e em Hard indor para quem nao sabe quadra dura coberta kakakkakkaa , Thiagao é franco favorito torceremos …