Rio Open é primeiro grande apoio do Memorial Tênis Brasileiro

Walmor Elias, presidente do MTB (Foto: Odeval Menezes/Arquivo MTB)

São Paulo (SP) – O Memorial do Tênis Brasileiro (MTB) passa a contar com o apoio do Rio Open. O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira (23), na capital paulista, em evento realizado no Tênis Clube Paulista (TCP). O ATP 500, apresentado pela Claro, é o maior torneio da América do Sul. Estiveram presentes no salão nobre do clube nomes de destaque da história do tênis nacional. É o primeiro grande apoio do projeto pioneiro, idealizado e criado por Walmor Elias.

O diretor Lui Carvalho e a diretora geral Márcia Casz, do Rio Open, firmaram o apoio com o Memorial do Tênis Brasileiro. A decisão mostra que o torneio não só se preocupa com os movimentos, jogos e resultados nas quadras do Jockey Club Brasileiro, que há 10 anos monopolizam a atenção com alguns dos maiores nomes do tênis mundial. O Rio Open tem preocupação também com a evolução do esporte em si, vendo e analisando ações relevantes.

“Foi o pioneiro e primeiro apoio relevante de uma marca esportiva mundial como o Rio Open, que começa a liderar os grupos de incentivadores e colaboradores do Memorial”, destaca Walmor Elias, professor e jornalista, ex-presidente da Federação Gaúcha e da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Presenças históricas – O evento contou com presenças históricas do esporte, como o presidente de honra do MTB, Thomaz Koch, além de nomes consagrados, como os ex-tenistas Cássio Motta, Andréa “Dadá” Vieira, Givaldo Barbosa, Vera Cleto e atuais e ex-técnicos como César Kist, Carlos Omaki, Roberto “Neneco” Carvalhaes e Sylvio Bastos, que atualmente é comentarista da ESPN. Três renomados jornalistas que integram o Memorial também estiveram presentes no Tênis Clube Paulista: Ivo Simon, José Nilton Dalcim e Arnaldo Grizzo. Assim como o presidente do TCP, Paulo de Mauro.

Também prestigiaram o evento a filha do lendário Alcides Procópio, Suzana Procópio Carvalho, que é diretora do MTB, além de Alessandra Stefani, mãe da tenista medalhista de bronze olímpica, Luisa Stefani.

Maior acervo da história

Walmor Elias iniciou o evento fazendo uma síntese e mostrando alguns itens e os modelos do que possui e reúne o MTB, em todo o extenso e maior acervo da história do tênis nacional. São mais de 9.000 fotos, 700 painéis digitais e físicos, 700 vídeos, coleções de livros, revistas e publicações e uma imensa série de itens e links digitais que praticamente narra e seria a base da síntese de toda a história do esporte, que começou entre 1887 e 1889. O Memorial foi criado pelo pesquisador e historiador no dia 9 de junho de 2023, após 11 anos de estudos.

O evento, encerrado com um jantar, foi organizado pela direção do Memorial Tênis Brasileiro (MTB), com o apoio da centenária Federação Paulista de Tênis (FPT) e do Tênis Clube Paulista (TCP), que em 2027 completará 100 anos.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
PAULO DE MAURO
PAULO DE MAURO
19 dias atrás

Para nós brasileiros que sabemos da falta de memória da maioria da população, é de grande importância essa notícia, Parabéns ao esforço pessoal do Sr Walmor e para todos envolvidos….

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.