Campinas (SP) – O gaúcho Eduardo Ribeiro é o primeiro brasileiro a se classificar para as quartas de final do challenger de Campinas, disputado nas quadras de saibro da Sociedade Hípica. Ribeiro, de 27 anos e 589º do ranking, venceu o francês Enzo Couacaud, cabeça 5 do torneio e 275º colocado, por 6/2 e 6/4 em 1h18.
Convidado para o torneio, Ribeiro ainda busca recuperar espaço no ranking depois de ter operado o punho no ano passado e ficar fora das competições por três meses. O melhor ranking de sua carreira é o 316º lugar. Os 12 pontos conquistados em Campinas já ajudam o gaúcho saltar mais de 50 posições no ranking e chegar ao 531º lugar.
Após a vitória, ele falou sobre a partida e a felicidade de jogar em alto nível, sem lesões. “Hoje me senti realmente muito bem, foi um jogo impecável, do início ao fim, e não dei muita chance para ele. Estou muito contente com essa vitória, eu vinha precisando de um jogo desses. Ano passado lidei com muitas lesões, acho que fiquei 4 ou 5 meses fora, tratando e recuperando. Estou muito contente por voltar a me sentir bem, voltar 100%, agora é usufruir do resto do torneio, tenho tudo para seguir adiante”, disse Ribeiro após a partida.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O primeiro set da partida foi muito bom para Ribeiro, que conseguiu duas quebras e escapou de todos os três break-points que enfrentou. O gaúcho abriu vantagem no início do segundo set e liderou por 3/1. E ainda que o rival tenha buscado o empate, ele conseguiu recuperar a liderança, com uma nova quebra no fim do jogo e venceu oito dos útimos dez pontos da partida.
Reis é superado pelo cabeça 1 nas oitavas
Existia a possibilidade de um duelo brasileiro nas quartas. Mas o pernambucano João Lucas Reis foi eliminado nas oitavas pelo chileno Tomas Barrios Vera, principal cabeça de chave e 147º do mundo, por 7/5, 2/6 e 6/2 em partida com 2h55 de duração. Reis, de 25 anos e 344º do ranking, vinha de duas vitórias recentes contra o chileno, em Santiago e Concepción nas últimas semanas. O pernambucano, que também sofreu com lesões na última temproada, recuperou 82 posições no ranking durante o último mês.
Nesta quinta-feira, será a vez do campineiro Matheus Pucinelli abrir a rodada noturna, não antes das 18h, contra o peruano Juan Pablo Varillas, campeão em Campinas da edição de 2019. Outros dois representantes do Brasil também jogam em busca da vaga às quartas de final. Às 12h, o paulista Daniel Dutra da Silva encara o argentino Facundo Mena. Já o também paulista Pedro Sakamoto terá pela frente o peruano Gonzalo Bueno.
Boa Ribeiro! Muito boa!
Ribeiro é um bom tenista, pena que joga pouco mais de meia dúzia de torneios por ano
É praticamente um Gustavo Heide.
A arte de falar uma grande GROSELHA !!! Torneios do Eduardo :
2025 : 4 ( vindo de cirurgia)
2024 : “meia dúzia” de 18
2023 : “meia dúzia” de 29
2022: “meia dúzia” de 25
Um sujeito que sabe do que fala ! Parabéns .
E os haters cornetaram o convite, ele está jogando um bom tênis essa semana. Se continuar nessa pegada consegue um lugar na semi
Boa vitória. Dando sinal de alguma recuperação, como o Pucinelli. Kd o Heide?
Excelente vitória do Eduardo Ribeiro, sua 10° na carreira contra um TOP300. Atinge sua 1° quartas de final de Challenger no ano, a 3° na carreira. Aproveitou bem o convite.
Bela notícia
Boa Ribeiro,e o Heide por onde anda?
De férias nas Maldivas, joga 2 meses no ano e descansa 10. É apenas uma piada, não sei se está lesionado.
Queimou legal a minha língua o Ribeiro, pelos resultados recentes o convite não fazia sentido realmente mas, a organização conseguiu ver além disso e o jogador soube aproveitar a oportunidade, parabéns..
E apesar da diferença de ranking, se o Vera fizer um jogo taaao errático no saque qnt fez contra o Reis, o Eduardo terá suas chances de avançar..