* Atualizado após a vitória de Mateus Alves no fim da rodada
Buenos Aires (Argentina) – No duelo entre dois jogadores brasileiros, o pernambucano João Lucas Reis levou a melhor sobre o paulista Pedro Sakamoto e chegou às quartas de final do challenger de Buenos Aires, em quadras de saibro. Reis marcou as parciais de 7/5 e 6/0 em 1h28 de partida. Foi a primeira vitória de Reis em três jogos contra Sakamoto no circuito profissional.
Depois de um primeiro set com games longos e cinco quebras de serviço, Reis assumiu o controle da partida na segunda parcial. Ele não enfrentou break-points e cedeu apenas quatro pontos em seus games de saque, além de conseguir três novas quebras para aplicar um ‘pneu’ contra o rival.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
Aos 23 anos, Reis é o atual 313º do ranking e soma oito pontos na ATP pela campanha. Algoz do italiano Edoardo Lavagno, cabeça 2 do torneio, rodada de estreia, o pernambucano vai se chegando ao 310º lugar. Ele tem como melhor ranking da carreira a 259ª posição, alcançada em maio do ano passado. O torneio na Argentina dá 50 pontos ao campeão, 25 para o vice e 14 para os semifinalistas.
Alves vira o jogo contra ucraniano
É certo que o Brasil terá um representante na semifinal em Buenos Aires, isso porque o próximo adversário de Reis será o paulista Mateus Alves, 429º do ranking e vindo do quali, que venceu o ucraniano Oleksii Krutykh, 298º colocado, por 7/6 (7-3), 3/6 e 6/3 em uma longa partida com mais de 3h de duração.
O primeiro set teve uma quebra para cada lado e Alves chegou a estar perdendo por 5/3, antes de buscar o empate e vencer o tiebreak com desempenho impecável no saque. O ucraniano empatou a partida ao aproveitar seu único break-point em todo o segundo set. Os sacadores seguiam prevalecendo no set decisivo até que Alves conseguisse finalmente a quebra no penúltimo game da partida. O paulista disparou 7 aces no jogo.
Alves lidera o retrospecto por 2 a 1, mas as vitórias do paulista foram em eventos da ITF, enquanto reis venceu o jogo mais recente, no challenger de São Leopoldo em 2022. Com os resultados de momento, ele está se aproximando da 400ª posição. O jogador de 22 anos tem como melhor ranking da carreira o 395 lugar.
Fonseca também está nas quartas
O tênis brasileiro também conta com o carioca João Fonseca nas quartas de final. O jovem jogador de 17 anos e 727º do ranking enfrentará o italiano Gianluca Mager, 335º colocado. Vindo de duas vitórias no torneio, Fonseca está saltando 44 posições e assumindo o 683º lugar.
Leia mais:
O dia dos brasileiros: Acompanhe os resultados desta quinta-feira
Parabéns Reis. Começou o ano voando. Se continuar assim na gira sul-americana, chega no top 300
Surpreendente a imposição do Reis no segundo set após uma 1° parcial taaaao parelha.. resultado importante pra ele, apenas a segunda QF em CHLs nos últimos 6 meses, na torcida pra q tenhamos msm um duelo 100% nacional, contra o Alves..
Bela semana dos BRs, 3 QF em plena Buenos Aires..
Alves pra se ter uma ideia só fez uma QF em CHL em todo 2023, agora já marca o msm resultado no seu 1° torneio em 2024.. fez um jogo beeem equilibrado com o ucraniano, o 1° set, devolvendo a quebra atrás na última oportunidade acabou sendo o fiel da balança.. isso jogando com um % de 1° saque em quadra beirando os 50%, então, há muitaaa margem pra melhora..
E pra completar nenhum argentino nas 4as….é bom demais… já valeu o ano..srrsrrr
Boa vitória. Poderia dar qualquer um, mas uma vitória do Reis era minha preferência. Ele é jovem e pode evoluir mais. Quem sabe buscar um TOP250 este ano
Bora Brasil, parabéns garotos!!!
quem sabe temos uma final entre brasileiros?
Curioso, não sobrou 1 argentino sequer no challenger de Buenos Aires. Qdo acontece aqui no Brasil o povo massacra.
3 brasucas nas quartas em Buenos Aires e com ctz 1 na semifinal. Vamoooo
Eh bom lembrar que todos os jogadores argentinos top 250(que costumam monopolizar esses eventos por aqui) estão disputando Qualy ou chave principal do AOpen..
Obviamente q isso n tira os brilhos nem o mérito de 3 BRs fzd QF num CHL onde NENHUM era cabeça de chave.. tomara q seja realmente uma temporada exitosa pros BRs e consigamos, tal ql os argentinos, colocar mais atletas disputando ao menos o Qualy dos GSs…
É bom lembrar que 3 brasileiros aproveitaram essa oportunidade e já tem um na SF.. imagina se der uma final de Brazucas
Excelente a participação do Mateus. Já temos um brasileiro na semifinal. Se for o Mateus Alves será uma semi inédita na carreira. E podemos ter também a 1º semifinal de challenger do Joao Fonseca. Vamos jogo a jogo, mas até aqui, um ótimo torneio dos três, superando as expectativas.
Muito bom,semi final logo no primeiro Challenger,bora Brasil, uma pena o Heide e o Klier terem dado out nesse torneio
O Heide e o Klier jogam quando agora?
Parabéns guerreiros
Interessante. Um challenger em Buenos Aires sem nenhum argentino nas quartas, e com tres brasileiros. Seria um otimo começo de ano se tivéssemos dois brasileiros nas semis. Mas o João vai ter uma pedreira.
Alves x Reis, parada dura para torcer..mas a semi está em boas mãos. Tem que. aproveitar as oportunidades para ganhar experiência. Acho que teremos um esquadra Brazuca no qualy de RG e WB.. assim espero e torço.