Buenos Aires (Argentina) – Em seu segundo compromisso no challenger de Buenos Aires, João Fonseca conseguiu mais uma vitória e garantiu vaga nas quartas de final do torneio em quadras de saibro na capital argentina. O carioca de 17 anos superou nesta quarta-feira o boliviano Murkel Dellien, 306º do ranking, por 7/5 e 6/4 em 1h33 de partida.
Esta foi a sétima vitória de Fonseca em nível challenger na carreira. Ele chega pela terceira vez às quartas de final de um torneio deste porte, repetindo os resultados de São Leopoldo em 2022 e Florianópolis no ano passado. Também na última temporada, o carioca avançou uma rodada em Brasília. O adversário de Fonseca nas quartas de final será o italiano de 29 anos Gianluca Mager, 335º do ranking, que eliminou o austríaco Lukas Neumayer, principal cabeça de chave e 233º do mundo, com parciais de 3/6, 7/6 (9-7) e 6/4.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
Com seu jogo agressivo e de maior potência nos golpes, Fonseca conseguiu se impor diante do rival boliviano, apesar das condições mais lentas de Buenos Aires, que favoreceriam os ralis mais longos. Não demorou para que o carioca abrisse 4/0 no placar do primeiro set. Dellien devolveu uma das quebras e depois buscou o empate por 5/5, mas o carioca voltou a quebrar. Logo na abertura do segundo set, o brasileiro quebrou de novo, e só enfrentou mais um break-point até o fim do jogo.
En 2023 Joao Fonseca🇧🇷 ganó el US Open Jr y cerró el año siendo N°1 del mundo. Arrancó su primera temporada como profesional en 🇦🇷, con triunfo en el AAT Challenger TCA I.
🗣 “Esta es mi vida ahora y estoy contento. Quiero subir mi ranking para instalarme en el @ATPChallenger pic.twitter.com/PbTayEze4S
— Asociación Argentina de Tenis (@AATenis) January 8, 2024
Apesar de ser o número 1 do mundo no ranking juvenil, Fonseca já está totalmente dedicado ao tênis profissional e joga o primeiro torneio da temporada. Ele aparece atualmente no 727º lugar da ATP, mas pode entrar diretamente em até oito challengers no ano, como parte do programa da aceleração junto à Federação Internacional. “Não estou mais jogando juvenil, agora somente para profissional. Tudo é mais intenso e tenho que trabalhar mais, porque não são mais meninos da minha idade. São jogadores cinco ou dez anos mais velhos. Agora essa é minha vida”, disse Fonseca, em entrevista ao site da Associação Argentina de Tênis (AAT).
“Quero jogar no nível challenger durante este ano e ir aprendendo como enfrentar esses jogadores, evoluir no ranking e também tecnicamente e fisicamente. Esses são os objetivos”, acrescentou o carioca, já citando os próximos torneios. “Vou jogar toda a sequência sul-americana, mais um aqui na Argentina, tenho convite para um em Piracicaba e também jogo em Punta, no Uruguai. O objetivo é subir no ranking o mais rápido para poder entrar nesses torneios”.
A campanha até as quartas rende 8 pontos na ATP para Fonseca, que está ganhando 44 posições e indo para o 683º lugar. O torneio dá 50 pontos ao campeão, 25 para o vice e 14 para os semifinalistas. O tênis brasileiro ainda tem três representantes nas oitavas, João Lucas Reis e Pedro Sakamoto se enfrentam nesta quinta-feira, enquanto Mateus Alves encara o ucraniano Oleksii Krutykh.
Brilha garoto!!!
Grande jogo hj. Sem correr riscos. Próximo adversário ganhavel.
Já está de parabéns o João. Terá um grande teste na próxima rodada mas acredito que possa vencer, se jogar como hoje.
Menino de ouro, tem tudo pra seguir avançando
Grande vitoria do carioca! Me assustou ao abrir 4/0 e deixar empatar em 5/5 no primeiro, e quando sacou pro jogo em 5/4, 40/0 e perdeu quatro pontos seguidos. Mas demonstrou maturidade nesses pontos, e saiu com uma terceira rodada promissora no bolso. Boa sorte, o Brasil acredita em vc, João.
Acontece quando se tem 17 anos. Apesar do estrondoso talento, não podemos cobrar dele maturidade e experiência. Isso, só com o tempo…
Mas eu achei q ele foi maduro, até! Sem maturidade ele teria desanimado na segunda quebra. Ele está no caminho certo, acho.
Realmente, esse garoto vai longe!
Mais uma grande vitória do João. Quem sabe consiga se beneficiar do nível do torneio bem mais fraco do que costumam ser os challengers pequenos e fature o título, que levaria a uma subida bem grande no ranking.
A chave pra ele tem sido bem favorável até aqui(e ele vem tratando de aproveitar), nas QF escapou do cabeça de chave n°1, da sorte n dá pra reclamar..
Ele msm falou q seu objetivo é “subir no ranking o mais rápido possivel”, então tem mais é q tratar de aproveitar um chaveamento desses.
Talento ninguém duvida q sobre ali pra esse nível CHL sudacas, a questão é mto mais como fisicamente um jovem de 17 anos reage numa sequência mais longa de jogos/torneios com exigência profissional..
Também acho que o físico poderá faltar qdo os jogos seguirem pra 3 sets e intensos. Vai aínda perder alguns jogos na ansiedade, outros nas escolhas erradas mas tudo dentro de um jogador ainda em formação de apenas 17 anos. Vai fazer bonito em 2024. Mesmo podemos dizer da Victória Barros e do Guto ambos com 14 anos.
Qual a pontuação desse torneio?
Com a campanha até aqui, qual a projeção de ranking do Fonseca?
E o próximo adversário? Como foram seus últimos torneios? Está em boa fase ? Fonseca será favorito ou não?
Nessas horas confesso sentir falta do Paulo Lara que nos dava muitas informações relevantes que o site infelizmente não dá.
Abraços e fiquem em paz!
Desculpe-me, Rogério, mas seu comentário não tem muito sentido, a menos que você não tenha lido o texto inteiro, que está muitíssimo completo, com dados aliás mais profundos do que você mesmo sugeriu. Dar adversário, eventuais confrontos e possível rankng é uma norma de todos os textos de TenisBrasil há anos! Mas claro que, se o Lara ou outro internauta acrescentam informações, isso é muito bom e nós apreciamos. Abs!
Olá Dalcin! Eu havia escrito essa mensagem logo após a publicação da matéria e essas informações ainda não constavam nela. Deve ter sido alterada depois.
Mas agradeço a resposta e continuamos juntos.
Parabéns pelo trabalho.
Abraços
Nenhum problema, mas continuo achando estranho porque o redator Mário Sergio é muito atencioso nesses detalhes. Abraço!
Sim é verdade, realmente não constavam as informações assim que a matéria foi publicada, somente depois adicionaram na matéria.
Projeção de Ranking: Live ATP Ranking;
Pontuação do torneio: Está no texto – é um CH50;
Favoritismo: sites como o Tennis Explorer contém as odds dos apostadores.
Olá Prado!
Apesar de vc ter me bloqueado na outra versão do site eu não sou rancoroso kk
Espero que vc esteja bem . Feliz 2024
Quando escrevi a mensagem acima a pontuação do torneio ainda não estava na matéria. Colocaram depois.
E obrigado pelas indicações, mas o que queria mesmo era não precisar procurar isso em outro local.
Afinal, sou viciado no TenisBrasil kk
Abraços !
GRANDE VITORIA
Boa vitória. Quem sabe vem a primeira semifinal de Challenger na carreira.
Dá para empolgar com os resultados do João, vamos ver quão rápido ele sobe o ranking. Se continuar nesta tocada eu acho que em breve ele estará em degraus mais altos.
Parabéns Fonseca.
Força para a próxima partida.
Esse garoto tem futuro… se continuar assim vai chegar no final do ano como top 1 brasileiro, vamos ver o físico, mas por ser início de ano, talvez não sinta tanto. Se chegar nas 4as nesse 4 torneios passa de top 800 pra top 600 , o que já leva pra qualquer de Challenger. Parabéns
Dalcim, bom dia! Saberia informar se o João Fonseca, se ele desistiu de fazer Universidade nos EUA, e vai se engajar mesmo no profissional, já que no ano passado, ele declinou de convites para Challenger em Campinas e outro que não lembro agora, sob a alegação de que iria priorizar o circuito Universitario Norte Americano…obrigado
Se ele for para os EUA, será em julho. Ele não jogou Campinas por contusão. Abs