Melbourne (Austrália) – Depois de três ótimos duelos no fim do ano passado, Novak Djokovic e Jannik Sinner voltam a se enfrentar neste início de temporada, desta vez na semifinal do Australian Open. O sérvio e o italiano duelam a partir de 0h30 (de Brasília) desta sexta-feira, abrindo a programação da Rod Laver Arena.
Djokovic lidera o histórico de confrontos por 4 a 2 e também levou a melhor nos dois duelos válidos por torneios do Grand Slam, ambos na grama de Wimbledon em 2022 e 2023. Sinner venceu dois dos últimos três jogos, na fase de grupos do ATP Finals em Turim e também na semifinal da Copa Davis. Mas no intervalo entre essas duas partidas, o sérvio derrotou o italiano na decisão do Finals.
Líder do ranking mundial e dez vezes campeão do Australian Open, Novak Djokovic tenta alcançar sua 37ª final de Grand Slam. Além disso, tenta se tornar o primeiro tenista da história a ter 25 títulos de Slam, entre homens e mulheres e também considerando as fases amadora e profissional do esporte.
O veterano de 36 anos vai continuar como número 1 do mundo após o Australian Open e chegará a 410 semanas no topo do ranking, são 100 a mais que Roger Federer e 201 a mais que Rafael Nadal, que tem 209 no total. Djokovic também defende a marca de nunca ter perdido semifinais ou finais de Australian Open e não é derrotado no torneio desde 2018.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
Do outro lado da quadra, Sinner tenta alcançar uma inédita final de Grand Slam aos 22 anos e também pode ser o primeiro italiano na história a decidir o Australian, superando a semifinal alcançada por Matteo Berrettini há dois anos. Atualmente com o melhor ranking da carreira, Sinner tem a chance de assumir a terceira posição em caso de título.
O vencedor da primeira semifinal enfrenta quem passar do duelo entre o russo Daniil Medvedev, número 3 do mundo, e o alemão Alexander Zverev, sexto colocado. Djokovic lidera o histórico contra Medvedev por 10 a 5. Já diante de Zverev, o sérvio tem oito vitórias e quatro derrotas. Por sua vez, Sinner tem apenas uma vitória em cinco jogos contra o alemão. Já diante do russo, venceu as três últimas, mas Medvedev lidera o histórico por 6 a 3.
Confira o histórico de confrontos entre Djokovic e Sinner.
2023
Copa Davis – sintético (coberto) – semifinal – Jannik Sinner, 6/2 2/6 7/5
ATP Finals – sintético (coberto) – final – Novak Djokovic, 6/3 6/3
ATP Finals – sintético (coberto) – fase de grupos – Jannik Sinner, 7/5 6/7(5) 7/6(2)
Wimbledon – grama – semifinal – Novak Djokovic, 6/3 6/4 7/6(4)
2022
Wimbledon – grama – quartas – Novak Djokovic, 5/7 2/6 6/3 6/2 6/2
2021
Masters 1000 de Monte Carlo – saibro – segunda rodada – Novak Djokovic, 6/4 6/2
Negacionista 3 X 0 Sinner
“Perdeu, Mané”!!!
Kkkkk como é difícil terceirizar
Vamos Sinner!!!
Sinner vem de 2 vitorias em 3 jogos. Por outro lado nunca ganhou Djokovic em jogos de 5 sets e nem em jogos critocos, como final ou semi. Tem suas chances se jogar bem, mas eu diria que Djokovic é o grande favorito con 80% de chance ou mais. Sinner pode ganhar mas o vejo correndo por fora.
A semifinal entre o italiano e o sérvio é a juventude contra a experiência. Aguardaremos qual das duas prevalecerá.
Final antecipada.
Na torcida pelo GOAT !
Tomara que a experiência prevaleça.
Um grande teste para o Sinner. Acredito que o jogo deve ser equilibrado, mas acho que ainda deve prevalecer o Djokovic.
Perspectiva de um grande jogo. Idemo!
Li em algum lugar que o italiano está com um desconforto no abdômen. Será???
O Luís Inácio poderia inventar um feriado amanhã né? Alô Lula! Ajuda aí, nunca te pedi nada! hahaha