PLACAR

Ram e Salisbury conseguem inédito tri do US Open

Rajeev Ram e Joe Salisbury (Foto: Darren Carroll/USTA)

Nova York (EUA) – O norte-americano Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury conquistaram nesta sexta-feira um inédito tricampeonato no US Open e se tornaram a primeira dupla masculina a conseguir o feito na Era Aberta. Ram e Salisbury venceram o indiano Rohan Bopanna e o australiano Matthew Ebden por 2/6, 6/3 e 6/4 em 2h de partida.

Ram e Salisbury já haviam vencido o US Open em 2021 e 2022. E nem mesmo a histórica parceria dos irmãos Bob e Mike Bryan, com quatro títulos no torneio, conseguiu vencer três edições seguidas em Nova York. Este é o quarto Grand Slam para o britânico e o norte-americano, que também venceram o Australian Open de 2020.

Aos 39 anos, Rajeev Ram acumula agora 28 títulos de duplas no circuito da ATP. Já Joe Salisbury, de 31 anos, tem agora 14 conqusitas no circuito. Jogando juntos, eles já venceram 11 torneios.

“Este é o nosso quinto ano juntos. Não foi a melhor temporada, mas resistimos, trabalhamos muito e continuamos acreditando. Foi muito emocionante depois da vitória de ontem. Não posso acreditar que estamos aqui”, disse Ram na cerimônia de premiação. Eles vinham de uma vitória em três sets contra Ivan Dodig e Austin Krajicek na semifinal.

Salisbury acrescentou: “Essa parceria é muito especial. Já se passaram cinco anos e nos tornamos muito próximos, principalmente em quadra. Sabemos que vamos dar tudo de nós. Lutamos muito e demos o nosso melhor até o fim. Foi isso que fizemos hoje”.

Vice-campeão de duplas, Rohan Bopanna também estabeleceu um recorde no tênis profissional. Aos 43 anos e seis meses, o veterano indiano é o mais velho finalista de Slam nas duplas masculinas, superando uma marca do canadense Daniel Nestor em 2016. Ele tentava seu primeiro Slam nas duplas masculinas. Para Ebden era a chance de vencer seu segundo Grand Slam aos 35 anos. O australiano conquistou o título de Wimbledon no ano passado, junto de Max Purcell.

Bopanna e Ebden dominaram o primeiro set, com duas quebras a favor e enfrentando apenas um break-point. Ram e Salisbury começaram a segunda parcial salvando break-point, mas depois não tiveram mais o serviço ameaçado e obtiveram uma quebra para fazer 4/2 e sustentar a vantagem.

O set decisivo começou com Bopanna e Ebden escapando de um 0-40. Pouco depois, foi a vez de Ram e Salisbury escaparem de três break-points. Os agora tricampeões do US Open ganharam confiança na partida e conseguiram uma quebra logo na sequência e mantiveram a liderança até o fim do jogo.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Karlovic oficializa aposentadoria e recebe homenagem da ATP

O melhor duelo entre Djokovic e Murray? Reveja Qatar em 2017

PUBLICIDADE