Purcell explica que excesso de vitaminas em infusão intravenosa causou seu doping

Foto: Natalie Chilton/Dallas Open

Sydney (Austrália) – Depois de optar por aceitar uma suspensão provisória após admitir ter violado as regras antidoping do esporte, o australiano Max Purcell publicou uma mensagem em sua conta no Instagram para explicar o ocorrido. Ele contou que havia recebido uma infusão intravenosa de vitaminas acima do limite permitido de 100 ml.

“Eu estava totalmente convencido de que tinha feito tudo para garantir que tinha seguido os regulamentos e métodos da Wada, mas os registros mostram que a IV (infusão intravenosa) estava acima do limite de 100 ml, embora eu tenha dito à clínica médica que eu era um atleta profissional e precisava que a IV estivesse abaixo de 100 ml”, escreveu o australiano.

“Essa notícia foi devastadora para mim porque tenho orgulho de ser um atleta que sempre garante que tudo seja seguro pela Wada. Ofereci essa informação à ITIA e fui o mais transparente possível ao tentar deixar toda essa situação para trás. Estou ansioso para voltar à quadra em breve”, complementou Purcell, que teve o seu caso revelado na última segunda-feira.

Apesar da duração da suspensão provisória ainda não ter sido anunciada, Purcell, atual número 12 do mundo no ranking de duplas da ATP, tem tudo para perder os primeiros meses de circuito e não deve jogar em casa, incluindo o Australian Open no mês que vem. Como o assunto está em andamento, a ITIA não pode fazer maiores comentários até sua conclusão.

Subscribe
Notificar
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
João Sawao ando
João Sawao ando
11 horas atrás

Injeção intravenosa…que coisa estranha

Andre Borges
Andre Borges
10 horas atrás
Responder para  João Sawao ando

Eh bem comum no esporte de alto rendimento essas intravenosas. O único inconveniente é que cai no antidoping, mas aí vc diz q não sabia, fica três meses em off e se divulgarem vc diz q está devastado com a notícia.

Fernando S P
Fernando S P
5 horas atrás
Responder para  Andre Borges

“mas aí vc diz q não sabia, fica três meses em off e se divulgarem vc diz q está devastado com a notícia.”

Se possível, dá uma “maneiradinha” nos maus exemplos. Não é bacana ficar tratando como normal atos antiéticos ou ilegais.

Andre Borges
Andre Borges
4 horas atrás
Responder para  Fernando S P

Me obrigue

Fernando S P
Fernando S P
6 horas atrás
Responder para  João Sawao ando

“A injeção intravenosa pode ou não ser considerada doping, dependendo do que está sendo administrado e da quantidade. Segundo as regras da WADA, o uso de infusões ou injeções intravenosas **acima de 100 mL em um período de 12 horas** é proibido, a menos que seja clinicamente justificado (por exemplo, tratamento em hospital).

Substâncias como soro fisiológico, vitaminas ou medicações permitidas podem ser administradas por via intravenosa, mas devem respeitar os limites estabelecidos. Se forem usadas para mascarar substâncias proibidas ou melhorar artificialmente o desempenho, também podem ser consideradas doping.”

É permitido, porém não pode ultrapassar os 100 mL.

Fernando Venezian
Fernando Venezian
6 horas atrás

É isso que desanima, a falta de critério! O cara foi punido instantâneamente! Outros continuaram competindo tranquilamente! Sem comentários!

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.