*Corrigido às 19h35
Xangai (China) – Além de sua língua natal, o sérvio, Novak Djokovic também é fluente no italiano, inglês, francês e alemão. Em Xangai, o ex-número 1 do mundo procura aprender novas frases em mandarim, o dialeto mais falado na China, e não tem vergonha de tentar falar um idioma tão diferente e ser corrigido. Claro que, seu esforço lhe granjeia simpatia da imprensa local.
O chinês-padrão ou mandarim-padrão é baseado no mandarim falado em Pequim. O mandarim-padrão funciona como a língua oral oficial da República Popular da China.
“novas frases em chinês”? Isso não é chinês, é mandarim!
Chinês é a forma genérica com que se tratam todos os dialetos falados no país. Mandarim é um dialeto do chinês.
Certamente, alguns não gostam dele aqui por suas posições “nefastas”.
O fato de ele falar várias línguas apenas reforça suas qualidades, como determinação e consistência. Suas posições “controversas” refletiam suas convicções sobre não colocar no corpo algo desenvolvido tão rapidamente.
Eu tomei a vacina e tomaria novamente, mas entendo perfeitamente que um atleta de altíssimo nível precisa ser mais cauteloso com essas decisões.
A cautela dele girava em torno de ser dono/investidor de 80% de uma empresa fabricante de um antídoto ao covid concorrente à vacinação. Óbvio que ele se vacinou, ele não é tonto.
Sim e bonito falar vários idiomas como Roger. Nole. Hugo calderano. Que falam mais de 5 idiomas. Eu falo inglês,francês, japonês, português e espanhol. Queria aprender italiano e alemão. Mas já estou velho.nao da mais para mim.
Nunca será