Nova York (EUA) – A participação brasileira no quali do US Open começou com a vitória de Laura Pigossi em uma primeira rodada duríssima. A número 2 do país e 203ª do mundo salvou um match-point contra a eslovena Tamara Zidansek, 150ª colocada, com parciais de 5/7 e 7/6 (7-2) e 6/3 em 3h37 de partida.
Com o resultado, Pigossi segue na busca pela única chave principal de Grand Slam que ainda não disputou. A paulistana de 31 anos e ex-top 100 conseguiu vaga direta na chave de Wimbledon em 2022, entrou como lucky-loser no Australian Open do ano seguinte e furou o quali de Roland Garros na temporada passada.
Sua próxima rival é a australiana Emerson Jones, de apenas 17 anos e ex-número 1 juvenil. Jones, que já ocupa o 200º lugar da WTA, venceu a norte-americana Bernarda Pera, cabeça 10 do quali e 111ª do ranking, por 6/1, 4/6 e 6/2.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Superada por Pigossi nesta segunda-feira, Zidansek teve como resultado da carreira a semifinal de Roland Garros em 2021. No mesmo ano, a eslovena conquistou um título de WTA 250 no saibro de Lausanne. A jogadora de 27 anos tem como melhor ranking o 22º lugar, alcançado há três anos.
A temporada de Pigossi tem 16 vitórias e 24 derrotas em simples, considerando todos os níveis de competição do circuito profissional, incluindo qualificatórios. As melhores campanhas foram duas semifinais no ITF W100 de Charlottesville, nos Estados Unidos, e no W75 de Blois, no saibro francês. A brasileira também foi finalista de duplas no WTA 250 de Bogotá.
Uma vitória no quali do US Open rende 20 pontos na WTA para Pigossi, que já melhora o desempenho em relação ao ano passado, quando foi superada ainda na estreia. Se vencer mais uma, somará 30 pontos. A premiação da segunda rodada do quali é de US$ 41.800.
Brasileira salvou match-point no segundo set
Em uma disputa marcada por ralis longos, com das jogadoras que apostam na solidez do fundo de quadra, Pigossi teve um bom início de partida e consegui a quebra para sair vencendo por 3/0, mas permitiu o empate no oitavo game e voltaria a perder o saque no fim da parcial.
Jogando com uma proteção no joelho esquerdo, Zidansek começou melhor no segundo set, abriu 3/1 e chegou a liderar por 5/3. A eslovena chegou a ter um match-point quando sacava para o jogo, mas Pigossi sustentou a longa troca. Pouco depois, se manteve firme em mais um rali e aplicou um lob para chegar ao break-point. A brasileira devolveu a quebra e venceu a parcial no tiebreak.
O bom momento de Pigossi continuava no último set e ela conseguiu duas quebras para abrir 4/0 no placar. Zidansek devolveu uma das quebras e diminuiu a diferença para 4/3. Na sequência, a brasileira recebeu o tempo médico de três minutos para tratamento na perna esquerda. Ao mesmo tempo, a eslovena também pediu atendimento na parte posterior da coxa.
Excelente
Sim, demais. Quem diria que Laura passaria da 1a fase e ainda mais derrotando uma jogadora que se adapta muito bem à quadra dura??!!! Achei incrível.
Caramba, a eslovena ja fez semifinal em RG! Jogadora respeitável, sen dúvida.
Coisa linda de e ver é um jogo da Laura. Pensa em alguém que nunca desiste…. Ela nao estava na chave da Bernarda Pera?
Já foi corrigido. Agradecemos.
Bernarda Pera perdeu hoje.
Sim, eu sei, mas eu estava me referindo ao fato da Laura estar na chave onde a Bernarda Pera era cabeça de chave, a informação estava incorreta na notícia.
Que zebra maravilhosa. E a Pera caiu na 1a rodada, da pra brigar por mais.
Belo resultado, e dá para buscar mais
Foi muito bom assistir mesmo. Essa menina deixa tudo em quadra, muita garra, muita raça. Merece demais fechar o album de figurinhas dos grand slans. Tá bem difícil ainda, mas espero que consiga
E a Turma do Peru , aquela que morre na véspera …..morreu mesmo ! Vários dizendo que não passaria ninguém . Passou uma !
Bela vitória da Pigossi. Semana passada reclamaram que brasileiro não surpreende, Pigossi venceu uma ex TOP25, hoje mais de 50 posições a sua frente. Segunda rodada muito encardida contra a jovem promessa australiana. Continuaremos na torcida
Excelente resultado, mas continua pragmática, fiel ao estilo de jogo de fundo de quadra, ainda que fazendo sempre o mesmo e esperando resultados diferentes. Variação, cadê você ???
Eu vi no primeiro set, ela tentando algumas vezes subir para a rede… Mas errou todas…
Acho que nessa altura da carreira não muda mais… Vai ser na base de muita luta e vontade mesmo…
Continua sem ser favorita, vai pegar a ex nro 1 juvenil que ta jogando o fino da bola. Diferenca de 10 aninhos vamos ver se o fisico aguenta.
Depois da maratona de hoje? Seria querer demais. Mas vamos torcer – muito!
Diferença de 14 anos na vdd, Laurinha já tá chegando na idade de veterana
Pensar que a “fraquissima” Laurinha pode jogar os 4 Slams e o genial Sell segue virgem de quali.
E o maravilhoso e revelação Wild, que não passa nem de 1a. Rodada de CHG daqui a pouco.
Impressionante Laurinha, não larga o osso!
Parabéns e vqv! Próximo jogo é dureza, mas quem sabe!?