Bogotá (Colômbia) – Depois de ter vencido seu primeiro jogo WTA 250 de Bogotá na última terça-feira, Laura Pigossi foi eliminada nas oitavas de final da competição. A número 2 do Brasil e 180ª do mundo foi supearada pela polonesa Katarzyna Kawa, 223ª do ranking, por 1/6, 7/6 (7-5) e 6/3 em 2h47 de partida. Este foi o quarto encontro entre elas no circuito e a polonesa venceu pela terceira vez. A brasileira chegou a ter um match-point no segundo set.
Pigossi repete a campanha do ano passado em Bogotá, depois de ter vencido a alemã Laura Siegemund, cabeça 5 do torneio. Com isso, a paulistana de 30 anos defende os 30 pontos que fez no ranking. Se ela tivesse vencido, a ex-top 100 faria 54 pontos e se aproximaria da 170ª posição.
Em Bogotá, Pigossi disputou sua primeira final de WTA 250 em 2022. E no ano seguinte, também conseguiu um bom resultado e chegou às quartas. Além das duas boas campanhas na Colômbia, ela também já chegou às quartas no WTA 250 de Varsóvia, em 2022.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Algoz de Pigossi, Kawa enfrenta a tcheca Marie Bouzkova, principal cabeça de chave e número 51 do mundo, que venceu a cipriota Raluka Serban, 204ª colocada, por 6/1 e 6/3. O confronto entre elas é inédito no circuito profissional. Ainda nesta quarta-feira, a brasileira estreia na chave de duplas ao lado da romena Irina Bara. Elas enfrentam a russa Maria Kononova e a norte-americana Cristina Rosca.
Brasileira esteve perto da vitória em dois sets
O início de partida foi o melhor possível para Pigossi, que conseguiu duas quebras e confirmou rapidamente os primeiros games de serviço para abrir 4/0. A brasileira conseguia pressionar o saque da adversária com frequência e voltou a quebrar no fim do set, com um winner de devolução.
Apesar de Kawa ter começado melhor o segundo set, em que conseguiu duas quebras e chegou a liderar por 3/1, Pigossi seguia com pressão constante sobre o saque da polonesa e era mais segura nas trocas do fundo de quadra, usando também algumas bolas mais altas. Não demorou para que a brasileira devolvesse a quebra e buscasse o empate por 3/3. Kawa salvou um match-point no saque quando perdia por 5/4, depois de uma devolução para fora de Pigossi, e confirmou o serviço com boa aproximação junto à rede.
Com mais uma quebra para cada lado, a parcial foi para o tiebreak. Kawa tentou ser mais agressiva, com maior iniciativa nos ralis e indo à rede quando necessário. A polonesa teve sucesso e forçou o terceiro set. Já no set decisivo, a polonesa seguiu comanando as ações do fundo de quadra e conseguiu duas quebras para abrir 4/0. Ainda que Pigossi tenha diminuído a diferença no placar, ela não teve novas chances de ameaçar o serviço da adversária até final da partida.
Duas tenistas terríveis
Usaram e abusaram dos balões
Jogo de ITF em torneio 250
Jogo terrível de assistir…
Ja vi jogos de classes (3a classe), das meninas la na academia, muitooooooo melhor que esse jogo de hoje…
Erantanto balão… Que a bola chegou a sumir da imagem algumas vezes…
Foi angustiante assistir esse jogo…
Não parecia um jogo de tênis, e sim uma festa de São João, tamanho o número de balões das duas tenistas. Venceu quem deu menos balão e jogou melhor.
Voltando a realidade. Jogo de balões e erros bidonhos por parte das duas jogadoras. A adversária estava se arrastando em quadra. Dessa vez a altitude não salvou.
Quando a gente acha que vai embalar…
Que decepção
Mas levou quatro mil dólares, já paga a passagem e o passeio em Bogotá.
Verdade,podia ter levado um pouco mais,dava para ter ganhado essa rodada e ganhar mais pontos no ranking tb,4mil dólares não está ruim,vdd,mas podia ser melhor
Laura Pigossi é nível top 250 e olha lá
Você é até muito generoso.
Teve a chance de uma boa campanha, isso nao da pra se queixar.
Quiseram os deuses do tênis que chovesse paralisasse a partida anterior que ela tinha 1% de chance, a fazendo ter uma vitória inesperada. Dia seguinte adversária bem mais fraca e ela me perde….
Derrota muito dolorosa!
Isso é verdade. Agora ela pode dizer pra Bia como se ganha da Sig, já que a Bia é uma freguesa de caderninho.
Mais de 5 anos atrás vi uma entrevista da Pigossi falando com muito orgulho que se alguém quisesse ganhar dela ia ter que ser em 3 sets, como instruída pelo técnico da época que não sei se ainda é o mesmo. Fiquei abismada com tal estratégia e filosofia fraca de jogo. Aliás muito parecido com a entrevista em quadra da Bia uns 2 our 3 anos atrás qdo ao fim de uma partida a perguntaram como ela conseguia jogar tantos matches longos de 3 sets e ganhar. E ela respondeu tb com muito orgulho “Sou Brasileira”. E novamente fiquei matutando, caramba, será que as academias de tênis no Brasil não a ensinaram desde pequenas como fechar o ponto? Em vez de ficar passando a bola com medo de errar e entregar o ouro pra oponente matar a bola? Já vi isso ao vivo no jogo das duas e dá vontade de arrancar os cabelos. E os técnicos de ambas que não melhoram essa imensa “entregação” de ponto e configuram planos de jogo de 2 sets? Quem quer ficar se esgaçando em quadra ao quase 30 anos de idade em 3 sets? Desculpem o desabafo. é que assisti alguns games do jogo da Laura e constatei que é sempre a mesma fraqueza. Tacando balão esperando a oponente errar. A oponente quase morta ao fim do 2o set ainda conseguiu ganhar o set tie-break e embolsar o 3o set.
Disse tudo amigo
Ótimo comentário
A polonesa estava se arrastando
Sabe que ja ouvi muito nas academias, clubes e torneios que acompanhava a frase:
“Tênis ganha quem erra menos”…
E pelo visto isso está se revertendo em medo…
O medo de perder é maior que a vontade de vencer.
E isso tb mostra uma imensa falta de imaginação no jogo né? De buscar soluções, de estar sempre uns dois passos além de seu oponente. Leitura de jogo… Tênis é meio jogo de xadrez. Quem joga com medo tem estilo muito insosso. Ou melhor, falta estilo e personalidade.
Comentário brilhante!!!!! Parabéns.
Desperdiçou uma ótima oportunidade de fazer quartas de WTA e iniciar uma retomada na temporada
Pigossi sendo Pigossi. Puro “fogo de palha”! Não sei como conseguiu chegar no top 200. Deve ter sido a custa de muitos itfs e chalengers. Como pode ganhar de uma 89⁰ e perder pra uma 223⁰? A alemã deve tá se perguntando isso também!
A idade às vezes pesa na altitude.
kkkkk dura realidade
Que chance desperdiçada. São essas derrotas que fazem a diferença no ranking
Sinceramente , alguém surpreso ?
Ficamos surpresos foi com a vitória dela sobre a alemã. Hoje foi tudo dentro da normalidade.
Me surpreendeu a primeira rodada.
Eita, ganha da 88 e perde da 233, vai entender…
Não sei o que houve no jogo de ontem, mas não foi normal