Melbourne (Austrália) – A busca de Laura Pigossi por uma vaga na chave principal do Australian Open começa nesta terça-feira. A número 2 do Brasil e 119ª do mundo entra em quadra a partir das 20h (de Brasília) para enfrentar a uzbeque Nigina Abduraimova, 212ª colocada. Apesar de as duas jogadoras terem a mesma idade, 29 anos, o confronto é inédito no circuito. A partida abre a programação da quadra 11 e será transmitida pelo Star+.
“As condições estão mais lentas que na semana passada e com um pouco mais de calor. Já estou adaptada e fazendo os ajustes necessários para começar a competir”, disse Laura Pigossi, que jogou na semana passada o WTA 125 de Cambera, onde caiu em simples, mas foi semifinalista nas duplas.
Paulista de 29 anos, Pigossi é cabeça 6 no quali e tenta fazer sua terceira participação em uma chave de Grand Slam e a segunda no Australian Open. Ano passado, ela perdeu na última rodada do quali, mas conseguiu uma vaga de lucky-loser.
Se vencer a estreia, a brasileira pode enfrentar a tcheca Dominika Salkova ou a croata Jana Fett. Seu setor na chave ainda tem a experiente estoniana Kaia Kanepi, que estreia contra a australiana Storm Hunter, além da suíça de 18 anos Celine Naef, cabeça 30, que enfrenta a russa Tatiana Prozorova.
Adversária de Laura Pigossi na estreia, Abduraimova é uma jogadora de 1,82m e que tem um estilo mais agressivo, com golpes mais retos dos dois lados. O melhor ranking de sua carreira é o 144º lugar, alcançado ainda em 2014. Ela nunca jogou uma chave de Slam, mas fez jogo equilibrado com a número 1 Iga Swiatek no ano passado em Varsóvia.
Com as quadras mais lentas e calor, sou muito mais a Laura. Embora a adversária seja perigosa…