Roma (Itália) – Foi bem mais difícil do que o esperado, mas o croata Mate Pavic e o salvadorenho Marcelo Arevalo conquistaram neste domingo seu terceiro título de nível Masters 1000 desta temporada e o primeiro sobre quadras de saibro.
Líderes absolutos do ranking desde novembro e campeões em Indian Wells e Miami, eles tiveram de salvar match-point no supertiebreak diante dos franceses Sadio Doumbia e Fabien Reboul, que vinham de vitória sobre os cabeças 2 do torneio, e marcaram as parciais de 6/3, 6/7 (6-8) e 13-11.
Pavic e Arevalo seguem agora para defender o título de Roland Garros do ano passado. No geral, este foi o sétimo título da parceria, que se juntou no começo de 2024 e também conquistou o Masters de Cincinnati.
Os números 1 do mundo foram superiores no primeiro set, com várias ameaças ao serviço dos adversários, mas o dueto francês reagiu bem e abriu 3/1 e 4/2 no segundo set, antes de permitir empate no oitavo game. A decisão foi ao tiebreak e Pavic e Arevalo tiveram um match-point com 6-5, mas sem sucesso.
No match-tiebreak, os franceses começaram melhor e lideraram até 4-3. Aí os cabeças 1 reagiram e chegaram a ter 8-5, perdendo nova chance de fechar com 9-8. Doumbia e Reboul confirmaram os dois saques e fizeram 10-9, porém os adversários sacaram bem e viraram para 11-10 e só foram enfim fechar a partida no 24º ponto.
Esta foi a primeira final dos dois franceses em nível Masters. Os dois somam quatro troféus de nível 250. Eles sobem para o sétimo lugar no ranking da temporada e entram na briga por vaga no Finals de Turim.