Para Fonseca, “cabeça firme” e adaptação ao vento foram fundamentais

Foto: ATP Challenger

Nova York (EUA) – Depois de vencer sua partida de estreia no quali do US Open, João Fonseca destacou que o equilíbrio emocional e a adaptação às condições numa noite de muito vento foram fundamentais para que ele conseguisse a vitória de virada contra o eslovaco Lukas Klein, 109º do mundo, na segunda-feira à noite. O carioca, que completará 18 anos na quarta-feira, quando enfrentará o francês Calvin Hemery, 199º colocado, por volta das 15h (de Brasília).

“Foi um jogo um pouco tenso, difícil tecnicamente e mentalmente. É o meu segundo Grand Slam e contra um jogador muito difícil, então sabia que seria uma rodada dura”, disse Fonseca após a vitória por 4/6, 6/4 e 6/2. “Sobre as condições, estava ventando muito e isso me incomodou bastante no começo. As quadras também estão muito rápidas, senti essa diferença, ainda mais contra um jogador como o Lukas, que deixa o jogo muito rápido”.

Fonseca passou por momentos de oscilação no primeiro set, sofrendo três quebras. E depois de ter liderado por 4/3, acabou perdendo três games seguidos. Ele também escapou de break-points no início da segunda parcial. Mas depois disso, passou a confirmar seus serviços com mais segurança e a pressionar nas devoluções com mais frequência. O brasileiro conseguiu a quebra no fim do segundo set e dominou o terceiro para consolidara a virada.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Feliz por dar a volta por cima, fiz um primeiro set muito errático e me senti muito desconfortável com o vento, mas no segundo set comecei a ser mais sólido e jogar um pouco mais”, avaliou o tenista, que conquistou recentemente seu primeiro título profissional em Lexington. “Bem contente de ter mantido a cabeça firme, pensando ponto a ponto, e de ter conseguido aumentar o nível. Agora é seguir firme durante essa semana. Feliz com o resultado, mas eu quero mais”.

4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
João Sawao ando
João Sawao ando
22 dias atrás

Vai entrar na chave principal

Paulo A.
Paulo A.
22 dias atrás

Excelente vitória. A pressão e expectativas sobre ele serão enormes, todos já achando que ele é o novo Sinner. Mas o buraco é bem mais embaixo…

Paulo Vinícius da Silva Reis
Paulo Vinícius da Silva Reis
21 dias atrás
Responder para  Paulo A.

Não acho ele o novo Sinner. Pra mim o jogo dele mais parece com o do Djokovic. Mas eu prefiro dizer que o João é o João e ponto. Que ele possa fazer lindas histórias não só pro tênis brasileiro, mas pro tênis em geral.

trackback

[…] Para Fonseca, “cabeça firme” e adaptação ao vento foram fundamentais […]

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.