Nova York (EUA) – De volta ao US Open menos de um ano depois de ter conquistado o título da chave juvenil, João Fonseca tentou o quali entre os profissionais e estreou com vitória. Depois de uma longa espera por conta da chuva e de jogos longos, o carioca de 17 anos e 162º do ranking venceu nesta segunda-feira o eslovaco Lukas Klein, 109º do mundo, por 4/6, 6/4 e 6/2.
Fonseca está nesta semana com o melhor ranking da carreira e ganhou quatro posições em relação à marca anterior. O brasileiro disputou três challengers em quadras duras nos Estados Unidos nas últimas semanas e conquistou o primeiro título profissional há pouco mais de duas semanas em Lexington.
Com a vitória na estreia, Fonseca enfrenta o francês Calvin Hemery, 199º do mundo, que venceu o italiano Andrea Vavassori 205º colocado, por 6/4 e 7/6 (7-4). O Brasil ainda terá estreias de Felipe Meligeni e Laura Pigossi nesta terça-feira, enquanto Gustavo Heide caiu na estreia.
"Joao, Fonseca!" 🇧🇷
Our 2023 boys' champion becomes the first South American man under the age of 18 to win a Grand Slam qualifying match since Juan Martin del Potro in 2006! pic.twitter.com/ncfos6rXWb
— US Open Tennis (@usopen) August 20, 2024
Depois das oscilações no primeiro set, Fonseca não sofreu mais quebras
Em um set inicial de muitas oscilações, o desempenho de Fonseca com o segundo saque foi determinante no resultado. Isso porque ele fez apenas 9 pontos em 21 possíveis nessas condições e acabou enfrentando break-points em três games distintos, permitindo quebras em todos eles. O brasileiro saiu perdendo por 3/1, virou para 4/3, mas acabou sofrendo duas novas quebras na reta final do set.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Logo na abertura do segundo set, Fonseca conseguiu escapar de dois break-points. Isso foi fundamental para que ele ganhasse confiança depois de tantos games difíceis no saque. Depois disso, ele passou a confirmar seus serviços com mais segurança e a pressionar nas devoluções com mais frequência. No fim do segundo set, conseguiu a única quebra da parcial e igualou a partida.
Com muito apoio da torcida, Fonseca teve bom desempenho no saque no terceiro set e só enfrentou dois break-points. Não demorou para que o brasileiro conseguisse uma quebra logo cedo para abrir 3/1 e voltasse a quebrar para fazer 5/2. Sacando para o jogo, ele encarou um game longo, mas seguia sem sofrer quebras até o fim do jogo e consolidou a virada.
Jogo duríssimo, mas já era favorito nas apostas. Moleque é monstro, queremos mais. Pena que não consegui ver o jogo :(
A chave do jogo foi o primeiro game do segundo set. Poderia ter mais uma quebra no seu saque mas continuou lutando e confirmou, daí pra frente pegou mais confiança. Um jogo difícil, estava ventando muito. O Garin perdeu por não achar esse time com o vento. Bom que abriu a chave.
Grande Vitória João. Conforme eu previ
Você prevê vitória dele na próxima rodada?
No ténis não tem jogo fácil cada tenista que da se melhor
Parabéns Fonseca.
Teve frieza para se manter no jogo, mesmo com resultado parcial adverso.
A torcida apoiou e fez a diferença.
Adversário deu trabalho.
Força Fonseca para a próxima partida.
Próximo jogo contra o Hemery. Deve ganhar com certa facilidade.
Achei ele muito nervoso por ser um jogo de estreia. Klein também não jogou bem. A partir do 2 set controlou os nervos e venceu
Como ganhou esse entra como favorito mas isso pode pesar na cabeça do menino. Jogo tem de sobra para ganhar porém ainda oscila um pouco e nessa ele pode se apertar mas que tem tênis para ganhar com facilidade tem.
Sabia que teria suas chances. Boa vitória. E segunda rodada ainda mais acessível, onde João entra como favorito. Tem ranking melhor, mellhores resultados este ano, e o francês é mais adepto do saibro. Acho que vem mais uma vitória.
Demorou entrar no jogo, pois o adversário não deixava! Essa é a verdade!
O jogo exigiu muito do Fonseca, mas ele mostrou frieza!
Fonseca vai nos dar muitas alegrias. O garoto é fera.
No primeiro set,o Fonseca teve muitos erros não forçados e isso acabou custando o set,a partir do segundo set quando diminuiu esse quesito,ele simplesmente destruiu o adversário e acabou com o jogo,o garoto é fora da curva.
Vitória brilhante, estreando com muita garra. Ele.nao era favorito mas soube reagir. Lindo uniforme da On, combina com o nosso garoto de Ouro!
Dalcim, o Menezes entrou? Eu vi um jogo cancelado hoje na programação (Ugo Blanchet).
A programação desta terça-feira não traz qualquer novidade.
Parece que o piso preferido do Jão é a dura msm
Muita personalidade. Fora da curva. Tem bola pra passar mais uma rodada. Degrau por degrau. Bora, João.
Com a idade dele joga muito. Saque e forehand acima da média. Tem que dar uma bela investida no backhand, que parece seu ponto mais frágil. Com 17 anos creio que resolve isto.
Parabéns!
Guga
Impressão minha ou o João está melhorando muito naquele slice de esquerda?
No papel o Klein era o adversário mais duro desse quadrante do João, se abriu o horizonte agora pra buscar a vaga na chave principal. Bora por mais!
Jogo duríssimo. O experiente Klein vinha passando pelo melhor momento da carreira. Melhor ranking. Os próximos jogos, na teoria, devem ser menos complicados, pois os possíveis adversários da 2a e 3a rodada, tem ranking mais baixo que o João e não estão no melhor momento da carreira. Bora pra cima, Fonseca!
Quer dizer então que se ganhar, não vai fazer mais que obrigação, mas se perder vai haver muita pedrada???
[…] York (EUA) – Depois de vencer sua partida de estreia no quali do US Open, João Fonseca destacou que o equilíbrio emocional e a adaptação às […]