Roma (Itália) – Com uma atuação quase impecável, as tenistas da casa Sara Errani e Jasmine Paolini garantiram sua vaga na segunda final consecutiva no WTA 1000 de Roma e vão em busca do bicampeonato. Elas venceram nesta sexta-feira as russas Mirra Andreeva e Diana Shnaider por duplo 6/4 na primeira semifinal. O duelo foi uma repetição da última decisão olímpica, em que as italianas também levaram a melhor e faturaram o ouro nos Jogos de Paris.
“Foi uma partida muito difícil, mas nós duas fomos muito sólidas, eu diria que taticamente perfeitas”, comemorou Errani. “É sempre difícil jogar contra elas porque são duas jogadoras de simples muito boas”, acrescentou Paolini. Ambas as duplas marcaram 18 bolas vencedoras no decorrer da partida, mas as russas cometeram 34 erros não forçados, enquanto as italianas terminaram com 25. Errani e Paolini também foram melhores nos break-points, converteram quatro em 11 (36%), contra dois em oito das rivais (25%).
A partida de domingo em Roma será a 20ª final de duplas femininas com pelo menos uma jogadora italiana. Paolini é a quarta jogadora da casa a chegar à disputa pelo título de simples e duplas na mesma temporada, depois de Lucia Valerio (1930, 1931 e 1932), Raffaella Reggi (1985) e a própria Errani (2014). A parceria italiana já tem três títulos de WTA 1000. Elas foram campeãs de Roma e Pequim no ano passado e de Doha na atual temporada. Paolini tem sete títulos de WTA nas duplas, enquanto Errani já venceu 32 torneios.
As adversárias na final serão a belga Elise Mertens e a russa Veronika Kudermetova, que chegam à segunda final seguida de WTA 1000, depois de ficarem com o vice em Madri. Elas venceram nesta sexta-feira as australianas Ellen Perez e Storm Hunter por duplo 6/2.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Mertens, de 29 anos e ex-número 1 de duplas, tem 21 títulos no circuito da WTA. Kudermetova, de 28 anos, busca seu nono troféu. A belga já venceu sete torneios de nível 1000, enquanto a russa tem três títulos deste porte. Elas já foram campeãs juntas em três ocasiões, a última no WTA Finals de 2022. Mertens já foi campeã de Roma em 2023, ao lado de Storm Hunter.
Que fase da Paolini! Vou torcer para ganhar os dois troféus em Roma.
Ela é muito simpática… Muito linda… Um amorzinho… Muito carismática: Vou torcer por ela também!!!
Acho que a Paolini se tornou aquilo que a gente esperava da Bia e não aconteceu: um passinho a mais para ficar entre as mais tops do top 10.